EUSA despede-se de Coimbra
A decisão na atribuição do evento será revelada no dia 1 de junho, após a reunião do Comité Executivo da EUSA, em Ljubljana, Eslovénia.
A visita de inspeção a Coimbra, cidade candidata à organização da 3ª edição dos Jogos Europeus Universitários, terminou a 16 de abril, com a Comissão de Avaliação da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) a visitar mais instalações desportivas da cidade.
Os representantes da EUSA e a Comissão de Candidatura visitaram a Academia Dolce Vita e o Estádio Epafel, onde foram recebidos pelo Presidente da AAC – OAF, José Eduardo Simões e o seu treinador Sérgio Conceição, para apresentar as instalações de Futebol propostas.
A visita de diversos recintos para o Andebol, Futsal e Basquetebol, terminou no Complexo Multidesportivo de Coimbra, Dr. Mário Mexia, proposto para as finais do programa.
A delegação passou também pelas residências de estudantes e cantinas, preparadas para albergar 3.500 participantes para os jogos de 2016.
Durante a tarde, a delegação foi recebida por Manuel Barbosa Marques Leal, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que irá receber a competição de Remo. “Montemor-o-Velho foi anfitriã do Europeu de Remo em 2010 e seria uma honra receber os estudantes nos Europeus de 2016”, referiu o Presidente da Câmara, na sua apresentação do Centro de Alto Rendimento.
Já na Figueira da Foz, cidade proposta para receber a competição de Voleibol e Voleibol de Praia, foi a paragem seguinte para a delegação da EUSA e de Coimbra. O Presidente da Câmara, João Ataíde, deu as boas vindas à Comissão de Avaliação da EUSA e assegurou o total apoio e colaboração para a realização deste evento. "A Figuera da Foz é a segunda maior cidade do Distrito de Coimbra e na sua costa tem diversas praias, onde os estudantes terão as perfeitas condições para a prática desportiva”, referiu João Ataíde.
A avaiação terminou com uma reunião com o Reitor e o Vice-reitor da Universidade de Coimbra, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o Presidente da FADU e o Presidente da Associação Académica de Coimbra. Nas suas palavras de despedida, o Presidente da EUSA, Adam Roczek, agradeceu a hospitalidade e a organização desta visita de inspeção.
Antes de deixar Coimbra, os representantes da EUSA foram entrevistados pela Rádio Universitária de Coimbra
De 17 a 19 de abril, os mesmos representantes irão visitar os responsáveis pela segunda candidatura à organização dos Jogos Europeus Universitários de 2016, em Zagreb e Rijeka.