FISU Fórum 2012: Ambiente e cultura dominam 2º dia



O segundo dia do FISU Fórum, que se encontra a decorrer na capital da Taipé Chinesa, foi dedicado ao ambiente e à cultura.

O programa começou cedo para a apresentação das conclusões da discussão dos Workshops realizados na véspera, em torno do desportivismo como uma plataforma para o desenvolvimento ao longo da vida.

Os participantes procuraram dar resposta e lançar algumas ideias sobre esta questão, destacando que devem ser criadas condições para o desenvolvimento do conceito de desportivismo ao longo da vida. Para atingir este objetivo o desporto tem de ser considerado como parte integrante de uma educação completa, onde conhecimento científico e competências técnicas e sociais são complementares. Foram ainda referidos os aspetos em que o desportivismo contribui para a melhoria da vida pessoal e profissional e globalmente da qualidade de vida.




A abordagem ao desporto como ferramenta de Educação foi aproveitada para uma excelente apresentação dos projetos em que a organização da Universíadas de Kazan 2013 está empenhada, permitindo a todos também perceber a dimensão com que este evento está a ser preparado, ao nível de infraestruturas desportivas e sociais.

Ainda no grande auditório foi tempo a seguir para se falar sobre o tema do dia, que refletia sobre o Plano estratégico para um desporto universitário amigo do ambiente, com a oportunidade de conhecer alguns projetos que se encontram a ser desenvolvidos a nível do ensino superior e do desporto universitário. Desde a Austrália (Universidade de Monash), à Inglaterra (City University de Londres), e ainda os organizadores dos Jogos Europeus Universitários Roterdão 2014, trabalha-se em prol da criação de um evento desportivo amigo do ambiente.

Estas três apresentações serviram também para os grupos de trabalhos que se constituíram a seguir, debater a questão do ambiente no desporto, e neste campo todos procuraram saber se atualmente as estruturas de desporto universitários, estão efetivamente a desenvolver projetos amigos do ambiente, lançando ainda a discussão se a sustentabilidade é também importante para as instituições de ensino superior.

A dinâmica dos grupos e a criatividade de alguns trouxe algumas recomendações e ideias em torno do que podem as organizações e as estruturas de desporto universitário fazer para tornar o seu país mais “verde”. Algumas destas ideias serão conhecidas no 3º dia quando forem apresentadas as conclusões destas discussões.




A tarde foi dedicada ao programa cultural, com a organização a levar os participantes a conhecer um dos principais lugares culturais em Taipé, o Museu do Palácio Nacional (National Palace Museum). Este é o Museu Nacional da República da China (Taiwan), e tem uma coleção permanente de mais de cerca de 700.000 peças de antigos artefactos chineses e obras de arte, tornando-o um dos maiores do mundo.

A coleção abrange mais de 8.000 anos de história chinesa desde a Pré-História até à dinastia Qing. A maior parte da coleção é composta por extraordinárias peças, situadas num museu que foi criado com o objetivo precisamente de trazer e preservar as coleções imperiais e tesouros palacianos das várias dinastias chinesas, que hoje são as principais referências históricas da República da China.


Durante a Visita ai Museu do Palácio Nacional com a delegação brasileira


O 3º dia continua esta quarta-feira e será dedicado ao envolvimento das mulheres no desporto universitário.


Delegação da FADU e da Comissão Organizadora dos CMU Futsal e Xadrez 2012 presentes no FISU fórum
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?