FISU Fórum 2012 arrancou em Taipé, com delegação da FADU presente



Arrancou hoje em Taipe, Taipé Chinesa, a 11ª edição do Fórum da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU Fórum), sob o lema “Desporto Universitário: uma plataforma para o desenvolvimento sustentável”, com a presença recorde de 68 países, representados pelas federações de desporto universitário nacionais.

A FADU, que tem sido presença habitual neste importante momento de reunião internacional, e que em 2004 organizou em Lisboa a 8ª edição, está representada por uma delegação da composta por 5 elementos: Bruno Barracosa, Presidente, Pedro Almeida, Administrador, Filipa Godinho, Vice-presidente, Miguel Portugal, Presidente da Mesa da Assembleia geral, todos estudantes e ainda Manuel Veloso, Secretário-geral.

Portugal conta ainda na sua delegação com representantes, a título de observadores, da Comissão Organizadora dos Campeonatos do Mundo Universitários de Futsal (Braga) e Xadrez (Guimarães), Carlos Silva e Fernando Parente (respetivamente, administrador dos serviços de ação social e Responsável da direção de desporto da Universidade do Minho) e ainda Carlos Sousa Santos representando Braga 2012: Capital Europeia da Juventude.




Este fórum tem uma característica única ao promover a participação conjunta de estudantes e oficiais, num espaço formativo que valoriza o intercâmbio e a troca de experiências, promovendo em simultâneo uma discussão aberta e sobre temas relacionados com a importância e desenvolvimento do desporto universitário.

O destaque no primeiro dia foi obviamente para a cerimónia de abertura, com os discursos de boas vindas proferidos pelo presidente da FISU, presidente da Câmara Municipal de Taipé, e os Ministros da Educação e do Desporto da Taipé Chinesa.


Presidente da FISU, francês Claude Louis-Gallien dá as boas vindas a todos os participantes


Cerimónia de abertura do FISU Forum 2012


Ainda de manhã e da parte da tarde foi tempo para ouvir as preleções que tiveram como pano de fundo o subtema do dia “O desportivismo como uma plataforma para o desenvolvimento ao longo da vida”.

De tarde os participantes dividiram-se em grupos de trabalho (workshops) que desenvolveram o tema, e cujo resultado da sua discussão será apresentado em conclusão na sessão plenária de início do 2º dia.

No final da tarde houve ainda oportunidade de se assistir às apresentações de todas as 5 federações continentais, com realce para a EUSA, a mostrar os números desde a sua fundação em 1999 e nos quais Portugal se destaca em diferentes momentos da sua história e rankings, entre os quais e referenciado nesta apresentação, o 1º lugar em 2 anos consecutivos da Universidade de Coimbra/AAC como melhor Universidade da Europa.


Matjaz Pecnovic, Secretário Geral da EUSA durante a apresentação desta associação


Este primeiro e intenso dia terminou com um jantar de receção oferecido pela Câmara Municipal de Taipé, com o presidente da Câmara, na qualidade de anfitrião a presentear todas as delegações com uma lembrança. Um momento também para confraternização entre todos os participantes.

O fórum tem lugar até ao próximo dia 31 de março, sábado, e durante os próximos dias teremos diversas preleções e grupos de discussão em torno de temas como: Plano estratégico para um desporto universitário amigo do ambiente; O desporto universitário como uma plataforma de mudança e para o envolvimento das mulheres; O desporto universitário como um terreno fértil para o desenvolvimento da liderança.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?