Seminário FISU: Portugal prepara os CMU 2014



Iniciou-se em Bruxelas, na antiga sede da FISU e atual sede da Fundação da FISU para o Desenvolvimento do Desporto Universitário, o Seminário da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), dedicado à organização dos Campeonatos do Mundo Universitário (CMU) que se realizam em 2014.

Realizando-se no ano que antecede o evento, o Seminário, com duração de 2 dias (16 e 17 de maio), dá oportunidade aos Comités Organizadores de conhecerem melhor a realidade da FISU, a sua estrutura, procedimentos e normas relacionados com os aspetos organizativos de um grande evento internacional, neste caso evento mundial universitário.

Baseado num programa formativo e de troca de experiências, os comités organizadores têm ainda a oportunidade de contactar de perto com os diferentes responsáveis pelos departamentos da FISU (Desportivo, Educativo, Comunicação) e delegados técnicos modalidade, bem como responsáveis de diferentes comissões da FISU – médico, controle, etc.. O enriquecimento de conhecimentos e experiência adquiridos neste espaço formativo, será essencial para a qualidade organizativa do evento, bem como, esclarecerem dúvidas, a um ano dos seus eventos, que ainda subsistem na construção do processo organizativo.

Habitual organizador de grandes eventos internacionais universitários, Portugal, na qualidade de organizador de dois CMU em 2014, Voleibol de Praia no Porto e Andebol em Guimarães, marca presença com uma delegação que integra representantes das entidades organizadoras nacionais. Da FADU, Filipa Godinho (Vice-presidente) e Manuel Veloso (Secretário geral), do Comité Organizador de Voleibol de Praia, Nuno Loureiro (FAP) e Bruno Almeida (U.Porto) e do CO de Andebol, Celso Fernandes (AAUM) e Carlos Silva (U.Minho), são os portugueses presentes.




Destacamos ainda a presença de outros representantes portugueses: Fernando Parente (Responsável da direção de desporto da U. Minho), que além de ser um dos responsáveis pela organização do CMU de Andebol 2014, neste seminário está na qualidade de Secretário da Comissão Internacional de Controle da FISU. Ainda Paulo Ferreira atual Diretor da FISU para os Campeonatos do Mundo Universitário e anfitrião deste Seminário.

O primeiros de dois dias de Seminário foi extenso. As boas vindas foram dadas pelo Secretário geral/CEO da FISU Eric Saintrond e o Vice-Presidente Leonz Eder. Depois de Paulo ferreira ter feito uma curta apresentação do programa, deram-se início a 8 apresentações, tendo o dia culminado com um workshop prático.

Antes ainda foi dado destaque à nova relação entre a FISU e o canal televisivo Eurosport, parceria da qual resulta entre outras ações, tais como a transmissão em direto das Universíadas, um programa regular denominado CAMPUS, tendo os participantes assistido ao vídeo da sua primeira edição que será uma janela de oportunidade de grande promoção dos eventos de 2014.

As apresentações neste dia atravessaram as diversas áreas de intervenção na organização de um campeonato do mundo universitário e o papel que a FISU assume na sua regulamentação ou supervisão, desde a relação entre os delegados da FISU e as Comissões Organizadores, os aspetos essenciais a ter em consideração na área desportiva, o apoio e serviços médico a envolver, as regras e o essencial do Protocolo da FISU nestes eventos.

Destacamos a apresentação sobre a área financeira na organização de um CMU levada a cabo por Fernando Parente, o essencial a considerar desde a fase de candidatura à entrega do relatório final, quais as obrigações que as organizações têm, quer para com a FISU quer para com os participantes e os seus direitos. Contudo é na elaboração do Orçamento e a sua execução em que se devem focar as organizações e neste contexto que áreas do orçamento devem ser prioritárias e apostas de investimento quer a nível dos gastos quer do lado das receitas as alternativas a considerar. A experiência na organização em Portugal de anteriores CMU foi dada como exemplo, apresentando uma média percentual por cada área do orçamento a nível de gastos e rendimentos que estes eventos tiveram.




O final dos trabalhos foi dedicado à apresentação de casos práticos, neste caso por parte de quem já esteve em múltiplos CMU, exemplificando quais os aspetos que são relevantes nas organizações e de onde podem surgir os problemas. Por fim concluíram-se os trabalhos com um pequeno workshop onde os participantes, divididos em 3 grupos, puderam discutir sobre a situação em que se encontra a sua organização e o que os preocupa mais nesta altura.

O segundo dia inclui no programa mais apresentações focadas na área de comunicação e imagem e no programa de registo e acreditação da FISU. Serão ainda dados dois casos práticos de sucesso, nos quais estará o CMU de Futsal 2012 que se realizou em Portugal e que foi considerado um sucesso na área de comunicação e media. No final os participantes irão confraternizar no jantar de despedida que terá lugar no Centro de Bruxelas.



Fotografias: FISU/Christian Pierre e FADU
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?