15ª Conferência ENAS decorre em Lisboa até sábado



No dia 7 de novembro começou a 15ª Conferência da ENAS (European Network of Academic Sport Services), que se prelonga até sábado, dia 10 de novembro . Este evento reúne cerca de 70 Universidades Europeias, contando com 148 participantes, oriundos de 17 países diferentes. A Cerimónia de Abertura decorreu ontem à noite na Reitoria da Universidade de Lisboa.

Na Cerimónia, Duarte Lopes, Presidente da ENAS, fez uma breve nota introdutória maioritariamente de boas-vindas a Portugal e à cidade de Lisboa. Também o Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, Vasconcelos Tavares, deu as boas vindas aos participantes e reforçou a importância de receber esta conferência uma vez mais nesta Universidade.

Após estes breves discursos, os convidados foram brindados por uma atuação de Ginástica Rítmica, de Dança Expressiva e uma atuação de um Grupo de Pauliteiros de Miranda.






Conferência: Dia 1

Já no dia de arranque da conferência, Duarte Lopes apresentou alguns dados curiosos sobre a participação no evento. O Reitor da Universidade de Lisboa, António de Sampaio da Nóvoa, agradeceu a presença de todos nesta atividade e lançou o desafio para a partilha de ideias e boas práticas entre as universidades participantes.

A primeira palestra do dia coube a Uwe Puhse da Universidade de Basel (Suiça), que apresentou o seu estudo sobre o benefício da atividade física para o bem-estar pessoal. Na palestra seguinte, José Campos, da Universidade de Valência (Espanha), enquadrado no programa de “Boas Práticas”, mostrou o projeto de Desporto Adaptado que trabalha na sua Universidade.

Este primeiro momento lançou o desafio a todos os participantes para um Workshop. Divididos em 5 grupos de discussão, os participantes prepararam as respostas às questões colocadas pelos Oradores. Este foi um espaço que permitiu a troca de ideias e projetos entre as universidades, de forma a conhecerem outras realidades nos diversos pontos da europa.




Karin Volkers (Holanda) e Marije Baart de la Faille (Alemanha), enquadrando o tema “Does Sport make you smarter?”, apresentaram os seus estudos em que relacionam a atividade física e os processos cognitivos do Indivíduo e o benefício que pode trazer para os estudantes.

Também enquadrado no programa “Boas Práticas”, Julia Schoenberner da Universidade de Postdam (Alemanha), apresentou o trabalho que consiste na inclusão dos seus estudantes na organização de atividades desportivas e competitivas da instituição.

Após as palestras da tarde, mais um momento prático, com o Workshop subordinado ao tema: “Does sport make you smarter?”.

No final da tarde, os participantes foram convidados para a Asbjorn Cup, que consiste na realização de várias atividades desportivas, que decorreram no Estádio Universitário de Lisboa.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?