I TA ANDEBOL: O RESCALDO
I TA de Andebol com grandes surpresasDepois do início das competições regionais, as provas de apuramento da Zona NCS iniciaram com o I Torneio de Apuramento de Andebol feminino e masculino, nos dias 17 e 18 de Novembro, em Braga.
Uma competição onde os detentores dos títulos nacionais entraram a vencer mas, sem as facilidades esperadas.
No sector feminino, Luísa Estriga, treinadora da Universidade do Porto, campeãs de 2008/09, revela que a sua equipa está mais fraca colectivamente, contudo, há várias caloiras com grande futuro. Considera também que o nível está mais elevado, sendo a Académica de Coimbra a surpresa mais positiva deste torneio. A AAC e o Politécnico do Porto, são assim, os adversários que considera mais fortes, “Mas vamos ganhar”, afirma, confiante e entre risos.
No quadro das classificações, a Universidade do Porto está na liderança da tabela com 50 pontos, seguida pela Académica de Coimbra e o IPP com 45 e 40 pontos, respectivamente.
Na competição masculina, a líderes da prova foi a equipa do Minho, com duas grandes responsabilidades, jogava em casa e defendia o título conquistado na época passada.
Nuno Pires, guarda-redes da AAUM, confrontado com a vitória pouco expressiva na final contra a Académica de Coimbra, que jogou com um jogador a menos, culpa alguma displicência da sua equipa. “O resultado parecia garantido e isso reflectiu-se negativamente na nossa prestação”, afirma Nuno. Contudo, considera que a equipa está melhor este ano, com apenas uma saída e a entrada de 5 jogadores novos. Facto que espera contribuir para o objectivo que é, sempre, ano após ano, conquistar o Campeonato Europeu Universitário, título que tem fugido aos minhotos.
O treinador da AAUAlg, João Estrela, é estreante nestas competições e pode dizer que começou com a “mão direita”. O 3º lugar, depois de uma derrota tangencial nas meias-finais, deixa a equipa confiante no apuramento para a Fase Final. O objectivo, realça o técnico, é ficar nos quatro primeiros no segundo TA, apurar-se para a Fase Final e “depois logo se vê”.
Razões para estar satisfeito tem o dirigente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Monteiro, que viu as suas duas equipas protagonizarem boas surpresas neste torneio e atingirem ambas as respectivas finais. A equipa masculina participou pela primeira vez no CNU de Andebol. Quanto às raparigas, houve uma melhoria muito grande em relação ao ano passado. Rita Monteiro, caloira, guarda-redes da Universidade do Porto, foi comentada por muita gente como a melhor atleta no torneio.