21º CMU Andebol: Portugal é Vice-Campeão Mundial Universitário
Tiago Pereira vence prémio de Melhor Jogador do Mundial
Uma excelente participação da Seleção Nacional Universitária de Andebol masculino que terminou com sabor amargo. A final frente à República Checa terminou numa vitória marcada para os checos, por 34-24. Portugal consagra-se assim, Vice-campeão Mundial Universitário, trazendo para casa a medalha de prata do 21º Campeonato do Mundo Universitário de Andebol.
A República Checa conseguiu segurar o jogo logo do princípio. Portugal só cruzou a barreira checa já passavam 12 minutos desde o início da partida. 5-1 ditava o controlo da seleção Checa, mas ainda nada estava perdido. O tempo continuava e as dificuldades impunham-se, estava difícil anular a vantagem e ao fim da 1ª parte, Portugal perdia por 9-16.
Na 2ª parte era preciso aproveitar todo o tempo para encurtar a distância. Apesar do esforço dos atletas de Gabriel Oliveira, Portugal perdia por 16-24 e continuava distante dos checos. O resultado final ditou a vitória da República Checa por 34-24.
Depois da suada vitória de ontem frente à Polónia nas meias-finais, a República Checa despedaçou assim o “sonho Português”, impedindo-nos de trazer para casa o ambicionado Ouro.
Poucos momentos antes, o Brasil garantia o 3º lugar do pódio contra a Polónia. O domínio brasileiro finalizou o resultado contra os polacos por 33-29, dando o Bronze à equipa da casa.
O campeonato terminou com a habitual Cerimónia de encerramento onde as equipas femininas e masculinas subiram ao pódio para receber as tão esperadas medalhas. Tiago Pereira, atleta da seleção portuguesa, foi considerado o Melhor Jogador do mundial, levando para casa o respetivo prémio.
Esta foi a 21ª edição do Campeonato do Mundo Universitário de Andebol, no qual Portugal já foi organizador em 2000 (Covilhã/Guarda), tendo-se sagrado nessa edição Vice-campeão Mundial Universitário, também no masculino.
Destaque para o facto de Portugal voltar a ser anfitrião do CMU de Andebol, recebendo a próxima edição na cidade de Braga em 2014. Fica assim o sentimento de fazer melhor e, quem sabe, vencer em casa!