FADU participa na apresentação do Movimento de Federações

 

A Federação Académica do Desporto Universitário participou ontem na conferência de imprensa de apresentação do Movimento de Federações Desportivas que pretende valorizar social, politica e economicamente o desporto português.

 

Como membro fundador deste movimento, a FADU esteve representada através do seu presidente, Daniel Monteiro, que na conferência de imprensa, que decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal, referiu que “as federações querem definir metas, querem definir o caminho para atingir o topo e resultados de excelência. Para isso é preciso alargar a base”.

 

Daniel Monteiro explicou ainda que este movimento tem apenas como objetivo, “alertar para a desvalorização constante a nível social, económico e político do desporto”, assumindo assim o desporto “como um pilar essencial do desenvolvimento do país”.

 

O presidente da FADU alertou ainda para o fato de “não se fazerem campeões em um ou dois ciclos olímpicos. É fundamental que se comece hoje a preparar os campeões do futuro”, abordando ainda a temática das carreiras-duais.

 

Este movimento integra, para além da FADU, a Federação de Ginástica de Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo, a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação Portuguesa de Judo, a Federação Portuguesa de Natação, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e a Federação de Triatlo de Portugal.

 

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, referiu ainda que “juntas podemos [as federações] ter outra voz. Não somos nenhum movimento político, mas sabemos que estamos a participar num processo político. Não temos grandes dúvidas que este movimento vai crescer e que vamos associar a maioria das modalidades”, apelando assim à participação de todas as modalidades.

 

Para a FADU, a participação neste movimento é particularmente relevante tendo em conta que, para o desporto universitário, é importante contribuir para a reforma que se exige ao nosso sistema desportivo, posicionando o desporto universitário como um elemento essencial para o Desporto português atingir um outro nível de profissionalismo e competitividade.

 

As próximas iniciativas do Movimento de Federações Desportivas passam por criar uma cimeira nacional do Desporto, que junte poder central, autarquias e todo o movimento desportivo para uma reflexão sobre que Desporto queremos e que apresentará depois conclusões objetivas e apontará o caminho a seguir para a construção de um verdadeiro plano estratégico do Desporto português.

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?