Diário de Missão #1 - Chengdu 2021 com Susana Carvalheira e Pedro Cary

Dia #1 - 28/07

Pedro Cary, Chefe da Missão Portuguesa descreve a sensação de entrar com a comitiva na cerimónia de abertura do Jogos Mundiais Universitários: 

 

“É um evento que vai para sempre ficar marcado nas nossas memórias, não há fotografia nem vídeo que consiga explicar o sentimento de ter feito parte deste evento extraordinário e de dimensão mundial.

 

Espero que todos tenhamos a noção do quão privilegiados somos por termos a oportunidade de elevar a bandeira portuguesa ao mais alto patamar do desporto universitário. Se por um lado somos privilegiados, por outro, considero que fizemos de tudo, e que somos merecedores de aqui estar. Somos merecedores, pelo trabalho árduo, paixão e dedicação que colocamos em cada dia das nossas vidas para estarmos presentes em eventos desta dimensão.

 

Que tenhamos a noção de que foi um espetáculo único. Pessoalmente, é o maior espetáculo no qual já estive presente, e não vai ser fácil bater o sentimento de entrar com a comitiva portuguesa no estádio. Entrar ao lado da Susana, a nossa porta-estandarte, a elevar a nossa bandeira. 

 

Por tudo isto, temos um sentimento de orgulho e de missão por tudo aquilo que fizemos ontem ao transportar os valores do desporto universitário português, que muito se identifica com os valores do desporto olímpico. A minha mensagem para toda a delegação é que é um orgulho estar presente, mas essencialmente é um orgulho podermos desfrutar deste momento todos juntos.”

 

Susana Carvalheiro, atleta da seleção nacional universitária de Basquetebol Feminino, conta a sua experiência no primeiro dia do evento:

 

“O dia começou muito cedo. Acordámos às 6:30, tomámos o pequeno almoço e fomos para o pavilhão. Quando lá chegámos, foi tudo um pouco surreal, eu nunca tinha visto nada assim. Os voluntários eram muito simpáticos, sempre prontos a ajudar e nunca nos deixavam sozinhos. O pavilhão e os balneários são enormes, e basicamente tudo o que vemos à nossa volta tem o dobro do tamanho de qualquer coisa a que estejamos habituados. As condições são incríveis, o público é espetacular, e termos jogado contra a China ajudou a que as bancadas estivessem cheias, sempre a vibrar com cada cesto.

 

O jogo foi difícil, sabíamos que ia ser assim desde o início. Claro que queríamos ter ganho, mas não foi possível. Fizemos uma primeira parte muito boa, mas depois do intervalo andámos sempre a correr atrás do prejuízo e não conseguimos responder à defesa delas. No fim tivemos uma conversa entre todas e partilhamos o pensamento de que estamos cá para dar o nosso melhor e ganhar as restantes partidas.

 

Depois do jogo voltámos à base e almoçámos. A comida aqui é um pouco adaptada ao que é a nossa cultura, não há muitas opções mas é boa o suficiente. Antes da cerimónia estávamos todos dentro de um pavilhão à espera que chamassem o nosso país para ao pé da nossa bandeira. Fomos dos últimos. Quando começámos a desfilar senti-me um pouco nervosa por estar segurar a nossa bandeira num momento tão importante, mas lá consegui que desse tudo certo e de facto foi uma sensação inexplicável. Havia muita gente ao nosso lado a apoiar, e a vibrar por Portugal, inclusive muitas pessoas a gritar o “SIM” do Cristiano Ronaldo.

 

Fiquei pessoalmente deliciada com tudo o que se passou durante e depois da cerimónia e foi um orgulho poder levar a bandeira Portuguesa durante um momento que certamente não vou esquecer. Houve muitas danças, performances, muita gente a atuar, e correu tudo muito bem, com uma organização excecional por parte dos anfitriões.”

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?