Portugal em estágio para definir equipa no CMU de Rugby 7s
A seleção feminina que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo Universitário de Rugby 7s, entre 6 e 9 de julho, está em estágio, este fim de semana, antes de seguir para Swansea, no País de Gales (Reino Unido).
O selecionador nacional universitário, Luís Pissarra, chamou 15 estudantes-atletas para esta etapa de preparação que decorre no Estádio Universitário de Lisboa. Após este estágio será elaborada a lista definitiva com 12 nomes que terão oportunidade de participar no Mundial Universitário de Rugby 7s Feminino.
Na sessão de apresentação da equipa, esta sexta-feira à noite, no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Luís Pissarra começou por agradecer o apoio logístico do IPL que cedeu a residência universitária para alojar a comitiva e mostrou-se igualmente honrado com o investimento feito neste projeto. “Vai ser uma experiência riquíssima para esta equipa que tem o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário e da Federação Portuguesa de Rugby, algo que nos deixa sensibilizados. O que temos pela frente não é um objetivo fácil mas estamos ansiosos e concerteza vamos honrar as nossas cores”, afirmou o selecionador universitário.
Luis Cassiano Neves, Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, enalteceu a mudança de mentalidades expressa na equipa feminina agora apresentada. “Estamos a iniciar uma caminhada e estas senhoras são o nosso motivo de orgulho. Começámos a construir pontes com a Federação Académica do Desporto Universitário e estou bastante satisfeito. Nós precisamos das universidades para expandir a modalidade, provavelmente precisamos mais nós do que elas deste bom entendimento.”
Por sua vez, o Presidente da FADU - Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro, realçou a importância desta parceria como sendo apenas o princípio de vários projetos comuns explicando, desde logo, que o rugby está na génese do Desporto Universitário. “Pretendemos contribuir para o desenvolvimento da modalidade e temos pela frente o desafio de, em conjunto, intensificarmos ações para fomentar e aumentar o número de praticantes.”
Após os discursos de ambos os presidentes federativos foi assinado um protocolo de desenvolvimento desportivo entre a Federação Académica do Desporto Universitário e a Federação Portuguesa de Rugby.
Elmano Margato, Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, encerrou a sessão desejando votos de boa participação à equipa nacional. “Mais do que ganhar aproveitem esta experiência e realizem-se pessoalmente. Este é o melhor período das vossas vidas. Divirtam-se! “