22º CMU Andebol 2014: Sortes diferentes para as Seleções Portuguesas
Ao segundo dia deste Campeonato Mundial Universitário de Andebol, as SNU tiveram sortes diferentes. A equipa masculina soma e segue para a fase seguinte da competição, enquanto, no feminino, após a primeira derrota, as portuguesas têm amanhã o jogo do tudo ou nada frente à Rússia.
Neste dia, assistimos a jogos com mais qualidade, mais bonitos, com os predicados de cada equipa a ficarem bem evidenciados. Portugal teve o seu primeiro “tropeço” com a equipa feminina a não conseguir ultrapassar as japonesas, perdendo por 22-32. A equipa masculina continua a traçar o seu caminho de “sucesso” e, desta vez, a “vítima” foi a China Taipé (32-20), garantindo desta forma o acesso aos quartos-finais da prova.
A Seleção Nacional Universitária feminina já adivinhava dificuldades frente às japonesas. “Vai ser um jogo difícil, as equipa japonesa são muito rápidas”, referia o selecionador Gabriel Oliveira antes da partida. Com um início equilibrado, o Japão foi tomando, aos poucos, o controlo da partida, com a equipa portuguesa a não conseguir fazer frente à rapidez das adversárias e, ao intervalo, já perdia por 20-12. Na segunda parte, a tónica manteve-se e as portuguesas não conseguiram arranjar forma de travar as adversárias, acabando por perder por 22-32.
A equipa masculina voltou a “dar cartas” e agora, frente aos asiáticos, voltaram a não dar hipóteses! Segundo jogo, segunda vitória e a equipa está na fase seguinte.
Com uma entrada algo calma e pode até dizer-se equilibrada, a resistência da China Taipé foi “sol de pouca dura”, aos poucos, os lusos tomaram conta do jogo, colocando toda a sua mestria em ação, com jogadas bastante “artísticas”. Com uma diferença de cinco golos ao intervalo, a equipa das quinas ganhou moral e a segunda parte foi mortífera para os adversários que viram “passear” a classe dos portugueses. O resultado final de 32-20 não deixa margem para contestação relativamente a quem foi a melhor equipa em campo.
Gabriel Oliveira referiu não estar à espera de um resultado tao volumoso “a China Taipé tem uma equipa muito forte mas acabaram por ficar sem soluções perante o nosso jogo”, disse.
E nos restantes jogos...
Na restante competição, nos oito jogos realizados, ficaram automaticamente apuradas para os quartos-de-final as equipas de Espanha (masculino e feminino), Republica Checa, a atual campeã em título (masculino), Brasil (masculino) e Rússia (feminino). As restantes equipas têm que aguardar pelos jogos de amanhã para saber se seguem em frente ou ficam pelo caminho na luta pelas medalhas.
Na vertente feminina, o México perdeu com a Rússia por 27-38 e o Uruguai foi “esmagado” pela Polónia por 13-40. A Roménia, por seu lado, perdeu frente à Coreia por 24-28 e a Rep. Checa foi derrotada pela seleção Espanhola por uma curta margem (19-21).
No masculino, a Rússia repetiu o feito das atletas femininas, ao vencer o México por 27-39. Já a Roménia caiu aos pés dos espanhóis no último lance do jogo, perdendo por 28-29, o Brasil “brilhou” frente ao Japão com uma vitória clara por 36-26 e a República Checa levou de vencida a Turquia por 32-26.