À conversa com Paulo Santos
Cabeça de lista para os delegados eleitos da Assembleia Geral da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e vice-presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Paulo Santos conta com alguns anos ao serviço do associativismo.
>Iniciou-se como coordenador do desportivo da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (aeISEP), subindo a vice-presidente e, posteriormente, a presidente da mesma estrutura. Também na instituição de ensino foi um elemento ativo, sendo membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto (IPP).
Atualmente, concilia a vice-presidência da FAP, com o Mestrado em Engenharia Civil e o Conselho Nacional de Educação, onde é representante dos estudantes. No passado dia 26 de maio, a lista A, encabeçada por Paulo Santos, venceu a eleição para os delegados eleitos da Assembleia Geral da FADU, na qual era lista única.
Como decorreu o processo de constituição da lista?
O processo foi conduzido pelo movimento associativo nacional com o intuito de criar uma lista plural, participativa e representativa do que é feito de melhor na área do desporto do ensino superior nacional.
Com esta lista temos a possibilidade de fazer um trabalho construtivo no seio da Assembleia Geral da FADU, representativo do país e profundamente conotado com o movimento associativo nacional.
Quais as motivações para este mandato?
As motivações para este mandato são elevadas, queremos ter uma Assembleia Geral participativa, construtiva, atenta e pró-ativa. Temos o objetivo de colaborar com a direção da FADU, com o intuito de expandir as suas atividades, bem como colocar o nome da FADU pelo mundo fora.
Qual consideras ser o papel dos delegados eleitos no desenvolvimento da FADU e do desporto universitário?
O papel dos delegados da FADU deve ser um papel de construção e colaboração com todos os órgãos da FADU, zelando também que todo trabalho realizado na FADU tenha continuidade e expressão no movimento associativo, não ficando apenas pela Assembleia Geral ou na atuação da sua Direção.