Seminário “Desporto no Ensino Superior” organizado pelo IPCoimbra



A 3 de dezembro, no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra, realizou-se o Seminário com o tema Desporto no Ensino Superior: programas e estratégias de promoção da atividade Física e Desportiva. O seminário serviu acima de tudo para identificar, sob várias realidades, os diferentes modelos de gestão no que diz respeito à organização do desporto universitário em Portugal.

Na abertura da sessão estiveram presentes o Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, o Coordenador da área cientifica de Educação Física e Desporto da ESEC, Rui Mendes, o Diretor do curso de Desporto e Lazer da ESEC e o Coordenador do Gabinete de Desporto do IPC, Ricardo Melo.

A FADU foi convidada para o primeiro painel, com a presença da Vice-Presidente, Filipa Godinho. Sob o tema "Perspetivas de Futuro no Desporto Universitário: prática desportiva formal versus prática desportiva informal e pontual", apresentou de uma forma geral, qual o seu papel e como está definida a organização do Desporto Universitário. Mais especificamente foi explicado como é desenvolvido o Desporto formal e informal no meio académico de forma a tentar responder ao maior número possível de estudantes, gostos e expectativas.




No segundo painel – Programas e estratégias de promoção da atividade física e desportiva no ensino superior -, foram convidados os responsáveis de Desporto em diferentes instituições de Ensino Superior. João Rodrigues, dirigente da Associação Académica de Coimbra, começou por falar na gestão do desporto, maioritariamente feita por estudantes e sobre o funcionamento e interligação entre as secções desportivas e o desporto universitário.




Posteriormente foram apresentados os exemplos de gestão do Centro de Desporto da Universidade do Porto, pelo Diretor, Bruno Almeida, do Instituto Politécnico de Leiria, pela Cândida Bairrada e pelo Prof. Luís Coelho, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Joel Pereira. Nestes casos é visível um papel muito mais preponderante por parte dos técnicos desportivos, os quais também apresentaram as estratégias de cada um para captar mais praticantes.




Na parte da tarde, decorreram os painéis “Financiamento: proposta de modelo dirigido às associações de estudantes do IPC", apresentado pelo Professor Dr. António Damásio, Diretor do curso de Desporto e Lazer da ESEC, e "Hábitos de prática desportiva dos estudantes do IPC" pelo Dr. Ricardo Gomes, Professor da área de Ed. Física e Desporto da Escola Superior de Educação de Coimbra.

O Seminário finalizou com um Workshop com os presidentes e representantes das Associações de Estudantes do IPC sobre Modelos de Desporto para o IPC. Este foi com certeza um contributo importante, para que estes consigam encontrar o modelo ideal para a organização do desporto no seu instituto, criando uma estratégia de trabalho entre o gabinete do desporto e as associações de estudantes.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?