FADU, Coimbra, Minho e Cruz Vermelha premiados pela EUSA

 

 

Decorreu esta sexta-feira a gala dos 20 anos da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), no Teatro Aveirense, uma cerimónia onde a maioria dos prémios ficou dentro de portas. A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Universidade de Coimbra e a Universidade do Minho constaram na lista de galardoados.

 

A FADU foi eleita pela quinta vez a federação mais ativa da Europa, e foi o presidente, Daniel Monteiro, quem subiu a palco para receber o prémio relativo ao ano de 2018, agradecendo aos que têm contribuído para elevar os padrões do desporto nacional universitário. A Universidade de Coimbra teve o destaque maior na cerimónia, ao receber os prémios de melhor e mais ativa universidade, ordem de mérito e ainda os prémios individuais de ordem de mérito para o antigo reitor, João Gabriel Silva, e o prémio ‘Special Acknowledgement’ para Ricardo Morgado, membro do comité organizador dos Jogos Europeus Universitários (EUG) que decorreram na cidade conimbricense em 2018. A surpresa da noite foi o prémio atribuído à Universidade do Minho, eleita a melhor universidade da década no que respeita ao desporto universitário, superando as restantes nomeadas, as universidades de Coimbra e de Zagreb (Croácia).

 

A delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa recebeu o prémio 'Enno Harms Fair Play' pelo suporte prestado durante a competição realizada em julho do ano passado, tendo a EUSA destacado o espírito de sacrifício em prol do bem-estar de todos os que estavam envolvidos na competição. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, abriu os discursos da gala, frisando o orgulho em receber todos os eventos que assinalaram o vigésimo aniversário da EUSA. ‘É um gosto receber todos os que fazem pela nossa universidade, pela nossa terra, pela nossa região e sobretudo pela nossa Europa’, disse. Em jeito de despedida, Daniel Monteiro falou um pouco da experiência vivida nos últimos quatro anos, enquanto presidente da FADU. ‘Parabéns à EUSA pelos seus 20 anos. É um privilégio ter conhecido tantas pessoas fantásticas e verdadeiramente apaixonadas pelo desporto’, destacou, sem deixar de referir os valores que o desporto promove.

 

Presente no evento esteve também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que deixou rasgados elogios à FADU e à Universidade de Coimbra, pela realização dos EUG 2018. ‘Quero destacar o papel que a FADU tem tido, especialmente nos últimos anos. Organizamos os Jogos Europeus Universitários com um legado extraordinário não só para Universidade de Coimbra mas também para o desporto universitário no nosso País’. O presidente da EUSA, Adam Roczek, elogiou os eventos realizados em Portugal, recordou alguns dos momentos do percurso dos 20 anos da entidade que preside e foi ele quem anunciou e entregou os prémios da década.

 

A gala teve apresentação do ator e apresentador João Paulo Sousa, e contou com as atuações do grupo de canto da Universidade de Aveiro, do ‘Zé Mágico’ e do Grupo Gímnico de Aveiro.

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?