Judo, natação e esgrima trouxeram mais verde, amarelo e vermelho a Itália

 

É caso para dizer que em Itália, o verde, branco e vermelho começa a dar lugar ao verde, vermelho e amarelo. Isto porque, esta segunda-feira, chegaram à região napolitana as comitivas portuguesas de judo, natação e esgrima, esta última com deslocação para Salerno, onde irá competir. A dois dias do início da competição, Raquel Pereira, Pedro Silva e Rui Costa falaram um pouco do que lhes vai na alma sobre a chamada à 30.º edição da Universíada de Verão.

 

Depois da chegada da ginástica artística e do basquetebol, mais uma onda lusa chegou à região de Campânia. Pedro Silva, estudante de engenharia aeroespacial e atleta de judo na Universidade de Lisboa (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), descreveu à chegada a forma como vê a competição. ‘Temos ideia do que são os Jogos Olímpicos e do que é aquele ambiente de quatro em quatro anos. As universíadas são só para quem tem esta carreira dual e acaba por ser muito parecido, com a diferença de que são de dois em dois anos. É o culminar de todo o trabalho que fizemos até agora e ainda a recompensa por conseguirmos conciliar estas duas vertentes’.

 

O facto de a competição ser disputada em sítios muito diferentes do globo, leva a que a experiência seja sempre ‘muito enriquecedora’ mesmo para quem já tenha tido a experiência no passado, como é o caso de Pedro. ‘Estive em Taipé há dois anos e a cultura é muito diferente. Este ano é Europa e nem que seja por estarmos hospedados num navio cruzeiro, a experiência já será logo diferente. É incrível’. Quanto ao nível competitivo, há a certeza de que estarão os melhores dos melhores. ‘Há dois anos tivemos campeões do mundo a competir, este ano temos campeões da Europa, há muitos dos melhores a competir e o nível é bastante elevado’, disse, descrevendo o significado de competir para ‘ganhar Portugal’. ‘Para nós é um orgulho enorme representar as cores do nosso País, no caso do judo temos a palavra POR atrás e por isso carregamo-lo literalmente às costas’, brincou.

 

Pela primeira vez a viver uma experiência multidesportiva, Raquel Pereira, atleta de natação e estudante de Gestão na Universidade Nova de Lisboa, mostrou-se surpreendida com o ambiente à chegada e quer agora dar o seu melhor. ‘Parece-me um ambiente um pouco mais descontraído do que aquilo que estou habituada. É sempre bom estar em ambientes diferentes e também ter nível competitivo para melhorar e progredir. Este ano é ano de mundial e não conseguindo estar lá, esta acaba por ser a competição mais importante que temos durante o ano’ disse, salientando que ‘nem sempre é fácil competir e seguir com os estudos’.

 

Da Universidade do Porto, onde frequenta a licenciatura de Ciências do Desporto, chegou Rui Costa, atleta de esgrima, que seguiu na comitiva que começa a competir em Salerno na quinta-feira. ‘É um orgulho e uma grande responsabilidade representar o meu País e por isso a minha vontade é a de mostrar o melhor da minha esgrima’, disse. ‘Entre competições, treinos, aulas, exames e trabalhos, pouco tempo nos resta e torna-se ainda mais difícil se não tivermos o devido apoio. Para tudo funcionar na perfeição penso que será necessária uma coordenação ainda maior entre as entidades responsáveis por cada lado da nossa vida de estudantes-atletas’, concluiu.

 

Para esta terça-feira está marcada a chegada da Seleção Nacional Universitária de voleibol masculino e dos atletas-estudantes que irão representar Portugal na competição de ténis.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?