Guimarães é a casa sustentável das fases finais dos CNU

 

 

A sustentabilidade foi a palavra de ordem na apresentação das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU 2019), que se realizou esta terça-feira, no Instituto de Design em Guimarães. A abrir as hostes esteve o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Nuno Reis. ‘É uma grande honra termos sido escolhidos para organizar esta competição, com esta sinergia que temos em Guimarães. Gostava de enaltecer a ajuda dos parceiros locais’, começou por dizer, explicando em seguida o significado do logotipo da competição: ‘tem a representação do Castelo da cidade a verde, relacionado com a política de sustentabilidade que a cidade já põe em prática e tem também presente o selo da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU)’.

 

Durante a cerimónia foi apresentado o mote da organização deste ano, com uma vertente de responsabilidade social e ecológica bem vincada, uma exposição feita pelo coordenador do Plano de Sustentabilidade dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), Diogo Arezes. ‘O plano passa pela redução de gases com efeito de estufa, disponibilizando bicicletas, pela gestão mais inteligente do consumo de energia e água, pelo controlo de resíduos como o papel e o plástico, havendo garrafas de água recicláveis e bebedouros’ frisou, falando também da vertente de cariz social. ‘Haverá uma campanha de recolha de equipamentos desportivos, no sentido de os encaminhar para instituições de Solidariedade Social e assim contribuir para o combate às desigualdades sociais’. A alimentação também não foi descurada. ‘A prioridade passa por refeições com baixas emissões carbónicas, estando previsto no pós-evento a plantação de árvores no sentido de tornar este o primeiro evento desportivo com impacto ambiental nulo’.

 

Será a oitava vez que os CNU serão organizados pela AAUM, um facto que na opinião do administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, António Paisana, revela a qualidade organizativa e responsabilidade acrescida. ‘Que façamos deste evento um sucesso e aproveitemos para mostrar todas as aptidões e espírito de camaradagem. Disfrutem dos momentos que irão partilhar connosco’, pediu, agradecendo ao município de Guimarães pelo uso do Multiusos e outras instalações ao longo da competição.

 

A representar o concelho de Guimarães esteve o vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, que enumerou os prós da cidade para acolher um evento desportivo desta natureza. ‘Cooperação é a palavra que me ocorre. É um enorme orgulho e responsabilidade, que é possível porque temos associações com história, temos as condições necessárias para levar a bom porto esta edição. Não tenho dúvida de que vão ser um sucesso, os vimaranenses têm uma hospitalidade singular’, disse, elogiando a vertente ecológica desta edição dos CNU.

 

Esta será a trigésima edição dos Campeonatos Nacionais Universitários, uma marca importante que, na opinião do Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, tem um aditivo diferenciador. ‘Esta edição vem numa altura em que foi aprovado, já em janeiro deste ano, o estatuto de estudante-atleta’, uma conquista que reforça o esforço na facilitação das carreiras duais. Daniel Monteiro deixou ainda elogios à ‘capacidade regeneradora da academia minhota’, agradeceu a ‘hospitalidade do município’ e deixou uma mensagem final a todos os envolvidos: ‘Vivam esta festa com fairplay e contribuam para aquilo que é a festa do desporto universitário. São momentos muito especiais e tenho a certeza que estarão todos à altura da grandiosidade deste evento’.

 

Recorde-se que as Fases Finais dos CNU 2019 decorrem este ano entre os dias 29 de abril e 10 de maio, na Cidade Berço, e serão organizados pela Federação Académica de Desporto Universitário, Associação Académica da Universidade do Minho e Universidade do Minho.

 

 

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?