Portugal “afirmou” em Madrid a dinâmica do seu Desporto Universitário na Europa

 

A Federação Académica do Desporto Universitário marcou presença na Assembleia Geral e na Gala da Associação Europeia do Desporto Universitário, nos dias 12, 13 e 14 de abril, em Madrid, Espanha. A participação portuguesa no Desporto Universitário europeu voltou a estar em destaque, com a FADU a receber o galardão de Federação Mais Ativa da Europa e com a Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho a receberem o galardão de Universidade Mais Ativa da Europa.

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU, Nuno Reis, presidente da AAUM e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, subiram ao palco da Universidade Camilo José Cela, para receberem os galardões de federação e universidade mais ativas da europa, respetivamente.

 

A Associação Académica da Universidade do Minho/Universidade do Minho foi a instituição que conquistou maior número de pontos no que toca ao número de equipas e ao número de atletas em eventos europeus universitários, conquistando assim este galardão.

 

 

A par da conquista da Universidade do Minho, no top10 das instituições com mais participantes, cinco são portuguesas: AAUM/UM, U.Porto, AAC/UC, P.Porto e AAUAv/U.Aveiro.

 

Já a Federação Académica do Desporto Universitário conquistou pela quarta vez o galardão de Federação Mais Ativa da Europa, graças à organização de quatro campeonatos europeus universitários (Futebol, Judo, Karaté e Taekwondo), da gala e da conferência, mas também devido à participação em 17 modalidades, com mais de 470 estudantes-atletas em campeonatos europeus universitários.

 

Portugal foi assim o país mais ativo, ficando ainda em 2º lugar no que toca à participação em maior número de modalidades, bem como tendo conquistado o 5º lugar no ranking de federações com melhores resultados desportivos, num lote de 42.

 

FADU em destaque no Diálogo Estratégico FISU-EUSA

 

 

A Federação Académica do Desporto Universitário teve também um papel de destaque no Diálogo Estratégico entre a FISU e a EUSA, um evento paralelo que encerrou os três dias de trabalhos.

 

Daniel Monteiro, presidente da FADU, participou no painel “Sistemas Europeus do Desporto Universitário”, onde explicou o modelo misto de organização português, bem como o formato competitivo da atividade nacional da FADU.

 

A par disso, o presidente da FADU mostrou ainda a evolução do Desporto Universitário português, tendo em conta a aposta no mediatismo e na comunicação dos feitos dos estudantes-atletas e dos clubes, bem como da atividade do Desporto Universitário para o sistema desportivo nacional, numa intervenção que mereceu elogios dos presentes.

 

Neste diálogo estratégico entre a Federação Internacional do Desporto Universitário e a associação europeia, estiveram presentes o presidente da FISU, Oleg Matytsin e o presidente da EUSA, Adam Roczek, bem como reitor da Universidade Camilo José Cela, Miguel Angel Perez.

 

Neste evento paralelo foi ainda assinado um memorando de entendimento entre a FISU e a EUSA, por forma a fomentar uma maior cooperação entre as duas estruturas.

 

AG aprova entrada do Kosovo

 

 

Na Assembleia-Geral da EUSA, os eventos internacionais promovidos em Portugal foram alvo de elogios por parte do diretor desportivo da EUSA, Besim Aliti.

 

Também na Assembleia-Geral, onde marcaram presença o presidente da FISU, o presidente do Comité Olímpico Europeu e uma representante da Comissão Europeia, foi votada a integração do Kosovo na Associação Europeia do Desporto Universitário.

 

Ainda na AG foram anunciadas as cidades que vão receber os Jogos Europeus Universitários de 2022, que serão em Lodz, na Polónia e os Jogos Europeus Universitários de 2024, que serão em Miskolc e Debrecen, na Hungria.

 

O evento terminou com a apresentação da Estratégia da EUSA, do Plano de Atividades e do Orçamento, documentos esses que foram aprovados pelas federações presentes.

 

Seminário apresentou “andamento” dos Jogos Europeus Universitários

 

 

No primeiro dia de trabalhos decorreu o Seminário da Associação Europeia do Desporto Universitário, onde a FADU e o Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários apresentaram o relatório de preparação daquele que será o maior evento multidesportivo realizado em Portugal.

 

O presidente da FADU, Daniel Monteiro e o presidente do Comité Organizador, Mário Santos, apresentaram o relatório sobre o progresso da organização, a pouco mais de dois meses do evento.

 

Neste seminário ficaram-se ainda a conhecer as organização dos Jogos Europeus Universitários de 2020, em Belgrado, na Sérvia, bem como as candidaturas aos Jogos de 2022 e 2024, que foram atribuídas no dia seguinte na Assembleia-Geral.

 

A comitiva portuguesa nesta Assembleia-Geral e Gala da EUSA integrou o presidente da FADU, Daniel Monteiro, o vice-presidente da FADU, Francisco Duarte, o Secretário-Geral, Manuel Veloso, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, os representantes dos serviços de ação social da Universidade do Minho, Carlos Videira e Fernando Parente, o presidente da Federação Académica do Porto, João Pedro Videira, o membro-honorário da EUSA, Filipe Santos, e ainda o presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, como representante da Federação Europeia de Ténis de Mesa e o diretor do CDUP, Bruno Almeida, como representante da Rede Europeia de Serviços Desportivos Universitários.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?