O ADN do Desporto Universitário na Seleção que vai lutar pela Europa

 

A Seleção de Portugal vai disputar no Sábado, 10 de fevereiro, a final do Campeonato da Europa de Futsal. Há precisamente dez anos atrás, a 106 kms de Ljubliana, em Koper, na Eslovénia, Portugal conquistou o Campeonato Mundial Universitário de Futsal, o maior título português da modalidade, e as semelhanças não ficam por aqui.

 

André Sousa, guarda-redes e Pedro Cary, ala, integravam a Seleção Nacional Universitária que conquistou o Mundial Universitário em Koper, na Eslovénia há 10 anos atrás, numa equipa comandada por Orlando Duarte e que tinha como treinador-adjunto… Jorge Braz, hoje em dia Selecionador Nacional.

 

Da atual comitiva que pode sagrar-se campeã europeia, “apenas” Pedro Cary e André Sousa integraram a equipa campeã mundial em 2008, mas, Bébe, Tiago Brito, Nilson e André Coelho integraram também Seleções Nacionais Universitárias.

 

André Sousa ainda integrou as equipas de 2010 e 2012, onde conquistou a medalha de bronze, em Braga. Bebé integrou a equipa de 2006 que alcançou o 7º lugar, enquanto Tiago Brito integrou as seleções de 2012 (3º lugar) e de 2014, que conquistou o 6º lugar. Nilson Miguel esteve presente nas equipas de 2012 e 2014.

 

André Coelho, o autor dos golos que selaram a reviravolta portuguesa frente à Rússia e que ajudaram a colocar Portugal na final, integrou a Seleção Nacional Universitária em 2014, juntamente com Tiago Brito e disputou ainda recentemente os Campeonatos Nacionais Universitários.

 

ADN também fora das quadras

 

Mas não é apenas dentro de quadra que o futsal universitário e a atual Seleção partilham momentos. Jorge Braz, o Selecionador Nacional, que em 2008 era treinador-adjunto, é hoje em dia também ele Selecionador Nacional Universitário, tendo sido a personalidade distinguida pela Federação Académica do Desporto Universitário em 2016 na Gala da Confederação do Desporto de Portugal.

 

O seu treinador-adjunto atual, José Luis Mendes, também integrou a equipa técnica que conquistou o Campeonato Mundial Universitário em 2008, bem como Pedro Palas, que integrou a equipa técnica universitária desde 2012 e que conquistou a medalha de bronze com a Seleção Nacional Universitária feminina em 2016.

 

E no gabinete…

 

Se nas quadras e fora delas o futsal partilha vários dos protagonistas com o desporto universitário, também no gabinete existe essa proximidade. Pedro Dias, membro da direção da Federação Portuguesa de Futebol com a “pasta” do futsal, foi presidente da Federação Académica do Desporto Universitário entre 1993 e 1995, tendo sido vice-presidente nos dois anos anteriores.

 

No mandato de Pedro Dias, a FADU aderiu formalmente à Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), foi aceite como membro da assembleia do Comité Olímpico de Portugal e recebeu o estatuto de Utilidade Pública Desportiva.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?