Ricardo Vasconcelos entusiasmado com os diferentes “conceitos” nas Universíadas

 

 

O grupo de Portugal no basquetebol feminino na Universíada de Taipé é já conhecido, após o sorteio que decorreu no encontro de Chefias de Missão. A equipa nacional vai defrontar a Coreia do Sul, o Canadá e o Japão e o selecionador nacional universitário reagiu já ao sorteio.

 

Ricardo Vasconcelos é o selecionador nacional feminino e será o selecionador nacional universitário na Universíada de Taipé, que vai decorrer de 19 a 30 de Agosto. Após conhecido o sorteio, Ricardo Vasconcelos, considera que “um dos pontos mais interessantes da prova é o facto de podermos competir com conceitos e valores de outros continentes”.

 

Para o técnico nacional universitário, tendo em conta que “as nossas atletas só competiram a nível europeu, e portanto tem muito pouca experiência e conhecimento das tendências e das realidades dos outros continentes”, a possibilidade de defrontarem equipas de outros pontos do globo trará um crescimento às jogadoras nacionais, que é de destacar, na opinião de Ricardo Vasconcelos.

 

Quanto às equipas que calharam em sorte a Portugal, o selecionador explica que “o Canada é vice-campeão da prova, e um pais em autêntico percurso ascendente na nossa modalidade. Tem feito um grande trabalho no desenvolvimento das capacidades físicas dos seus atletas, com sistemas de disputa interna nas suas universidades cada vez mais equivalente ao dos norte americanos (e ainda tendo em conta que as suas melhores atletas jogam em universidades americanas) e portanto será um adversário de grande valor e com fortes aspirações na prova”.

 

Já quanto ao Japão e à Coreia do Sul, Ricardo Vasconcelos, diz que “vão trazer um basquetebol muito diferente do que estamos habituados a jogar, uma vez que o basquetebol deles é bastante diferente do europeu, sempre baseado em cortes e transições super-rápidas, com excelentes lançadores e muita disciplina”.

 

A última participação portuguesa no basquetebol feminino em Universíadas foi em 2001, na China, e pela Seleção Nacional Universitária passaram jogadoras como Ticha Penicheiro, Mary Andrade e Joana Fogaça.

 

 

A Universíada de Taipé disputa-se este ano, entre os dias 19 e 30 de agosto, num ano em que se assinala a conquista da primeira medalha de Portugal nesta que é a maior competição multi-desportiva do mundo universitário, que envolve mais de 12 mil atletas.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?