Coimbra foi durante dois dias a casa do desporto universitário europeu

 

 

A Federação Académica do Desporto Universitário recebeu em Coimbra nos dias 7 e 8 de Abril a conferência e a gala da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA). O balanço dos dois dias de trabalhos foi extremamente positivo por parte da entidade que tutela o desporto universitário na Europa.

 

No primeiro dia da iniciativa, a “inclusão através do desporto” foi o tema em debate, com a participação do presidente do Comité Paralímpico Europeu, John Peterson, que abordou a sua experiência pessoal, na forma como o desporto tem sido um veiculo para a inclusão dos portadores de deficiência. Nesta sessão plenária participaram também Yves Le-Lostecque, chefe da unidade de desporto da Comissão Europeia, que falou sobre os programas de inclusão da União Europeia e ainda Eduard Blaskovic, voluntários nos últimos Jogos Europeus Universitários.

 

Na segunda sessão plenária, dedicada aos Jogos Europeus Universitários, para além da participação do presidente da EUSA, Adam Roczek, que falou sobre o evento na generalidade, participaram ainda Gordon Kozulj, secretário-geral dos EU Games Zagreb-Rijeka 2016, que fez um rescaldo do evento e Mário Santos, secretário-geral dos EU Games Coimbra 2018, que em sentido inverso, fez uma antevisão do evento do próximo ano.

 

No terceiro e último plenário do dia, a sustentabilidade dos eventos foi o tema em destaque, tendo participado Haris Pavletic, que falou sobre o legado dos EU Games Zagreb-Rijeka 2016, Radomir Jovovic, que abordou as Universíadas de Belgrado em 2009 e Paulo Lourenço, secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol e administrador da empresa que geriu o Euro2004 e que abordou precisamente o legado que esta competição deixou no país, não só no futebol, não só no desporto, mas principalmente em áreas como o turismo e o desenvolvimento das cidades-sede.

 

No primeiro dia decorreram ainda dois workshops, um deles com a participação do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Hugo Carvalho, que abordou a temática do “voluntariado e das oportunidades para os jovens”.

 

 

O segundo dia começou também com dois workshops em paralelo. A vice-presidente da FADU, Marianna Cardoso, participou num deles, sobre captar estudantes com deficiências para o desporto, tendo apresentado o estudo levado a cabo pela FADU junto dos universitários que praticam desporto adaptado.

 

A última sessão plenária desta conferência da EUSA, debruçou-se sobre a forma de motivar a Europa para a prática desportiva, tendo contado com o vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário, Leonz Eder, com o responsável pela unidade de desporto da Comissão Europeia, Yves Le-Lostecque e com o diretor desportivo da EUSA, Besim Aliti, tendo os três oradores abordado os projetos das suas entidades para a promoção da prática desportiva.

 

 

 

À noite decorreu mais uma gala da Associação Europeia do Desporto Universitário, com cerca de 200 convidados, onde estiveram presentes, entre outros, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, bem como vários presidentes e representantes de federações desportivas nacionais, de associações académicas e de estudantes e de instituições de Ensino Superior.

 

 

 

A par da conferência e da gala decorreram ainda vários eventos paralelos, como a reunião do Comité Executivo da EUSA, onde participaram o presidente da FADU, Daniel Monteiro e o secretário-geral dos EUG Coimbra 2018, Mário Santos; a recepção da EUSA e da FADU pela Comissão de Comunicação, Cultura, Juventude e Desporto da Assembleia da República, pelo Ministro da Educação e pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal e presidentes de federações desportivas. Em Coimbra, a Secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, também reuniu com o presidente da EUSA, o reitor da Universidade de Coimbra, o SG dos EUG Coimbra 2018, o presidente e SG da FADU. O reitor da Universidade de Coimbra recebeu ainda uma comitiva das Universidades de Zagreb e Rijeka, onde se encontravam os reitores de ambas as universidades. A EUSA aproveitou ainda a conferência para assinar um protocolo de desenvolvimento desportivo com a Federação Europeia de Karaté. 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?