Portugal em destaque na reunião do comité executivo da EUSA

 

Decorreu nos dias 12 e 13 de novembro mais uma reunião do comité executivo da EUSA – Associação Europeia do Desporto Universitário, que contou mais uma vez com a participação de vários protagonistas do desporto universitário português.

 

A participação portuguesa foi atarefada, com o Secretário-Geral dos Jogos Europeus Universitários, Mário Santos, e o presidente da FADU a apresentarem o relatório de desenvolvimento do evento e com a eleição de Daniel Monteiro, presidente da FADU e de Daniel Freitas, presidente da FAP, para comissões da EUSA, para além da atribuição dos Campeonatos Europeus Universitários de 2019.

 

Portugal viu ser atribuído o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, com organização local da Associação Académica da Universidade do Minho e da Universidade do Minho, e de Basquetebol 3x3, com organização local da Federação Académica do Porto, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto.

 

Para o presidente da FADU, Daniel Monteiro, esta é “mais uma prova do trabalho de excelência que tem sido feito pela FADU em conjunto com as organizações locais dos eventos internacionais em Portugal” e cujo reconhecimento “está patente na continuada aposta da EUSA na atribuição de competições europeias em Portugal”.  

 

 

Daniel Monteiro foi ainda eleito nesta reunião da direção da EUSA para a Comissão de Estudantes e o presidente da Federação Académica do Porto, Daniel Freitas, foi eleito para a Comissão de Educação da Associação Europeia do Desporto Universitário. Daniel Monteiro está eleito para um mandato de dois anos, enquanto Daniel Freitas cumpre um mandato de quatro anos. 

 

Outro dos pontos altos da participação portuguesa nesta reunião da EUSA foi a apresentação do relatório de trabalhos dos Jogos Europeus Universitários de 2018, que vão decorrer em Coimbra e que esteve a cargo do Secretário-Geral do comité organizador, Mário Santos e do presidente da FADU. Daniel Monteiro apresentou em traços gerais o progresso de preparação dos EUG 2018, nomeadamente as reuniões que têm sido levadas a cabo com as federações nacionais das modalidades que integram o calendário dos EUG 2018, bem como a negociação do contrato-programa com o governo, nesta que será a maior organização internacional do desporto universitário português. 

 

 

OS EUG 2018 contarão com 13 modalidades: badminton, basquetebol, futebol, futsal, andebol, ténis de mesa, ténis, voleibol, judo, remo, rugby 7s, basquetebol 3x3 e como evento de demonstração, canoagem.

 

O Secretário-Geral do comité organizador apresentou ainda os progressos na melhoria das infra-estruturas, bem como a organização do alojamento para os atletas e oficiais. A apresentação do relatório foi muito elogiada pela EUSA, bem como os desenvolvimentos feitos pelas entidades envolvidas na organização.

 

Ainda no rescaldo do ano, a Federação Académica do Desporto Universitário classificou-se em 5º lugar no ranking da “Federação mais activa”, num conjunto de 45 congéneres. A AAUM/U.Minho classificou-se ainda em 2º lugar no ranking da “Melhor universidade”.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?