9ª Gala do Desporto Universitário premiou e distinguiu os protagonistas da temporada

 

A 9ª Gala do Desporto Universitário decorreu na Terça-Feira, dia 8 de novembro, no Teatro Aveirense, em Aveiro e contou com a presença de mais de três centenas de pessoas, num local simbólico para a Federação Académica do Desporto Universitário. Foi em Aveiro, em 1990, que a FADU foi fundada, contando nos seus órgãos com o actual presidente da Câmara Municipal, Eng. José Ribau Esteves, tendo sido esta gala como que um "regresso a casa". 

 

A Gala do Desporto Universitário encerrou assim a temporada de 2015/2016, homenageando todos os medalhados nos Jogos Europeus Universitários e nos Campeonatos Mundiais Universitários, bem como as organizações locais dos campeonatos nacionais universitários e das organizações internacionais em Portugal. Dezenas de estudantes-atletas passaram assim pelo palco do Teatro Aveirense, devido às 28 medalhas conquistadas em eventos internacionais, com nove delas a serem de ouro. 

 

Nesta noite de distinção dos estudantes-atletas, foram ainda atribuídos os prémios do Plano Nacional de Ética Desportiva (PNED) e o Prémio Jogos Santa Casa - Carreira Dual. No que toca aos melhores do ano, Júlio Ferreira (Atleta Masculino), Bárbara Luz (Atleta Feminina), Futebol 11 da AAUM (Equipa Masculina), Rugby 7s da U. Porto (Equipa Feminina) e Hugo Serrão (Treinador), foram os grandes destaque da noite. 

 

 

A FADU decidiu ainda atribuir o Galardão Prestígio à Federação Portuguesa de Canoagem, na pessoa do presidente Vitor Félix, pelo papel desempenhado pela estrutura na organização do Campeonato Mundial de Canoagem. No discurso de agradecimento, Vitor Félix reforçou a disponibilidade da FPC para continuar a colaborar com o desporto universitário português. 

 

No encerramento da cerimónia, o presidente da FADU, Daniel Monteiro revelou que a ex-atleta olímpica e medalhada na Universíada de Tóquio em 2001, Susana Feitor, será a chefe de missão portuguesa à Universíada de Taipé em 2017. Para Daniel Monteiro, Susana Feitor é "um ícone do desporto nacional" e uma mais-valia para os estudantes-atletas que participarão no maior evento multi-desportivo universitário do mundo. 

 

Na sua intervenção de encerramento, Daniel Monteiro salientou ainda a aposta das instituições de ensino superior no desporto, dotando-as de "mais meios e melhores recursos, e criando condições para que os agentes desportivos, em muitos casos associativos, pudessem ir desenhando programas para a promoção do desporto dentro de cada instituição".

 

 

Para o líder da Federação Académica do Desporto Universitário, "quando tanto se fala numa crise generalizada que afeta o sistema desportivo nacional, acredito que esteja aqui uma boa solução para o problema, olhando-se para o Ensino Superior, também nesta ótica, como uma plataforma de formação do dirigismo desportivo", destacando assim todos os agentes do desporto universitário. 

 

Para a próxima temporada, Daniel Monteiro, pretende manter o "sinal de que a ambição de sempre permanece intocável e o desejo de fazer mais supera as adversidades", pretendendo chegar a mais estudantes, "não somente pela via competitiva dos Campeonatos Nacionais Universitários, como pelo reforço e afirmação do desporto de recreação dentro de cada academia e entre as academias".

 

A 9ª Gala do Desporto Universitário foi apresentada por Miguel Torrão, jornalista da SIC e por Ercília Machado, atleta universitária e atleta do Sporting Clube de Portugal. A gala contou ainda com a actuação do Coro Académico da Universidade do Minho, da Escola Gimnica de Aveiro e de Rui Paixão. 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?