FADU continua o seu périplo pelo país

 

Depois da semana inaugural do Roteiro, a Federação Académica do Desporto Universitário deu continuidade ao seu périplo por diversas instituições de ensino superior um pouco por todo o país.

 

Ao longo das últimas duas semanas a FADU passou por Vila Real, Guarda, Aveiro e Lisboa, para “tomar o pulso” à dinâmica desportiva das várias instituições académicas nacionais.

 

Na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o presidente da FADU, Daniel Monteiro, esteve reunido com o reitor da instituição, António Fernandes e com o presidente da Associação Académica da UTAD, André Coelho.

 

Em Vila Real, para além de poder visitar as instalações desportivas da universidade, a FADU tomou ainda contacto com o projeto ActiveGym, que tem como objetivo dar condições aos estudantes para uma prática regular de atividade física. Com esse desígnio, a cooperação, quer com a autarquia quer com os clubes locais, tem sido reforçado ao longo dos últimos anos.

 

 

Já na Universidade de Aveiro, a FADU esteve reunida com o reitor da UA, Manuel António Assunção e com o vice-reitor, Gonçalo Paiva Dias, que esteve presente no Fórum do Dia Internacional do Desporto Universitário, promovido pela FADU. Na reunião esteve também o presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Henrique Cruz.

 

A Universidade de Aveiro tem também fomentado parcerias com clubes de Aveiro, com resultados visíveis e que permite a inúmeros jovens praticarem desporto ao mais alto nível enquanto prosseguem a sua formação superior.

 

Ainda no que toca ao fomento da prática desportiva regular, a Taça UA, uma competição interna da Universidade de Aveiro que promove a prática tanto de modalidades individuais como coletivas, envolve dois milhares de estudantes ao longo de todo o ano.

 

No Instituto Politécnico da Guarda, a FADU foi recebida pelo presidente da instituição, Constantino Mendes Rei e pelo coordenador de desporto, António Albino. O IPG regressou às competições da FADU na temporada 2014/2015, estando a fomentar a participação em diversas modalidades coletivas e procurando aumentar a presença nas modalidades individuais. A par dessa dinâmica, o IP Guarda tem ainda à disposição dos alunos um ginásio com vista à prática regular de desporto pelos estudantes.

 

 

 

Em Lisboa, depois do Instituto Politécnico de Lisboa na primeira semana, a FADU esteve reunida com a Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

 

Na Universidade Nova de Lisboa, a Federação Académica do Desporto Universitário esteve reunida com o reitor, António Rendas e com o coordenador de desporto, Paulo Silva. Na reunião esteve também presente o presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Hugo Silva.

 

As associações de estudantes da Universidade Nova de Lisboa têm dinamizado ao longo dos anos a participação de várias equipas, sem descurar a participação em inúmeras modalidades individuais, o que prova a vitalidade do desporto nesta instituição.

 

A curto-prazo o objetivo da Universidade Nova de Lisboa é desenvolver parcerias com a comunidade local, alargando o acesso a instalações desportivas.

 

Por fim, na ULHT, a instituição tem estado focada no apoio à associação de estudantes com vista à participação de equipas da Universidade Lusófona nas diversas competições coletivas. O diretor da Faculdade de Educação Física e Desporto, Jorge Proença, abordou ainda as parcerias entre a faculdade e os clubes da região de Lisboa, que permitem aos atletas não descurar a formação superior em conjunto com a prática desportiva de alto rendimento.

 

O Roteiro FADU tem como objetivo alertar as diversas instituições de ensino superior e associações de estudantes e académicas sobre a importância da prática desportiva, bem como obter um retrato do desenvolvimento desportivo das diversas instituições.

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?