FADU apadrinha a criação da Federação Desporto Universitário de São Tomé e Príncipe

 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) apadrinhou recentemente a criação da Federação de Desporto Universitário em São Tomé e Príncipe (FDU-STP). A recém-criada federação inspirou-se no modelo organizativo da FADU Portugal.

O presidente da FADU, Daniel Monteiro, considera que este tipo de disponibilidade por parte da federação é “extremamente importante, ainda para mais no contexto da Comunidade Lusófona, onde o desporto universitário tem um enorme potencial para se assumir como um motor de cooperação relação entre as comunidades dos países membros da CPLP.”

Bruno Barracosa, membro do comité executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e ex-presidente da FADU, marcou presença na Assembleia-Geral fundadora, por forma a acompanhar a criação da federação, que utiliza o modelo de gestão da FADU.

A FADU é das poucas federações internacionais do desporto universitário com um modelo organizativo liderado por estudantes. Assim, a Federação Académica do Desporto Universitário portuguesa participou na criação dos estatutos da Federação são-tomense e assessorou a realização da Assembleia-Geral fundadora.

O representante da FADU presente na fundação da FDU-STP, Bruno Barracosa, mostrou-se satisfeito pelo “empenho, dedicação e compromisso de um conjunto de jovens estudantes são-tomenses, que se propuseram a abraçar o desafio de criar esta estrutura de defesa e promoção dos interesses desportivos dos estudantes de São Tomé”, considerando ainda que é para ele “um orgulho a FADU assumir o papel de estrutura irmã pela sua génese estudantil”, para além de constituir “mais uma voz na lusofonia a pugnar pela promoção do desporto no Ensino Superior”.

 

 

A FDU-STP foi arquitetada por cinco jovens de três universidades diferentes do país e o corpo diretivo foi eleito com 32 votos a favor e 3 abstenções. Telmy Dênde, recém-eleito presidente da estrutura, agradece a disponibilidade imediata da FADU, acrescentando que “serviu de inspiração para nós, devido ao facto do seu modelo organizativo ser um orgulho” para os fundadores da FDU-STP.

Telmy Dênde diz ainda que a federação portuguesa “teve uma importância crucial na criação da FDU-STP”, agradecendo ainda a presença e a colaboração de Bruno Barracosa na Assembleia-Geral fundadora.

A criação da Federação Desporto Universitário de São Tomé e Príncipe contou também com a presença do representante do Ministro do Desporto e da Juventude, do Reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe e dos responsáveis do Instituto do Desporto e do Instituto da Juventude. 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?