7 Estudantes-Atletas Universitários nos Jogos Olímpicos 2016

 

 

O desporto universitário português estará representado no maior evento multi-desportivo do mundo, com a presença de 7 atuais estudantes-atletas universitários de entre o total de 92 atletas portugueses que competirão nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. 

 

Marta Onofre e Daniela Cardoso, do Atletismo, Filipa Martins, da Ginástica, Francisca Laia, da Canoagem, Vânia Neves e Diogo Carvalho, da Natação, e Rui Bragança, do Taekwondo, são os estudantes-atletas que estarão presentes no Rio, em representação das cores nacionais, que ao longo deste último ano envergaram as cores da sua academia em Campeonatos Nacionais Universitários e/ou Campeonatos Europeus Universitários, ou que representaram Portugal em Campeonatos do Mundo Universitários ou na Universíada de Verão 2015, decorrida em Gwangju, na Coreia do Sul.  

 

 

Dos 7 atletas apenas Diogo Carvalho não faz a sua estreia em Jogos Olímpicos. O nadador português, estudante da Universidade de Coimbra, vai já para a sua 3ª participação em Jogos, depois de Pequim em 2008 e Londres em 2012. O recordista nacional universitário e absoluto dos 200 metros estilos, prova em que competirá nestes Jogos, é mesmo uma presença assídua nos Campeonatos Nacionais Universitários de Natação, que domina há já alguns anos e em várias disciplinas.

 

 

Também na Natação, mas na prova de Águas Abertas, competirá Vânia Neves, recordista nacional universitária de 200 metros e 400 metros livres e campeã nacional universitária em várias provas, tanto na piscina curta como na piscina longa. A única portuguesa a assegurar a presença na prova de Águas Abertas no Rio é estudante de mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

 

 

Do atletismo universitário para os Jogos do Rio vão mais duas recordistas nacionais universitárias, Marta Onofre, no Salto com Vara, e Daniela Cardoso, na Marcha. A primeira, recém-formada em Medicina pela Universidade de Lisboa, detém os recordes nacionais universitários, tanto na pista coberta como na pista ao ar livre, e integrou a comitiva portuguesa participante na Universíada de Verão em 2015, onde garantiu presença na final do concurso e alcançou um prestigiante 8º lugar. Também a marchadora Daniela Cardoso, estudante da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, detém os recordes nacionais universitários na pista coberta e na pista ao ar livre, desta feita nos 3 km Marcha. Na distância em que competirá no Rio, os 20 km, a estudante-atleta participou na Universíada de Verão de Gwangju, em 2015, onde fechou os 10 primeiros lugares da tabela classificativa.

 

 

2 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, são os impressionantes resultados totais da participação internacional universitária, em Campeonatos do Mundo e Universíadas de Versão, de Francisca Laia, Filipa Martins e Rui Bragança, 3 dos estudantes-atletas medalhados internacionalmente no último ano, em representação da FADU. Francisca Laia, estudante de Medicina da Universidade de Coimbra, foi medalha de ouro em K1 200 e K2 500 e medalha de prata em K2 200 no Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem deste ano, que decorreu em Montemor-o-Velho, sendo a segunda estudante-atleta portuguesa a conquistar uma medalha internacional na Canoagem universitária, depois de Fernando Pimenta ter ganho duplamente o ouro, em K1 500 e K1 1000, na Universíada de Kazan, em 2013. 

 

 

A única representante portuguesa da Ginástica Artística no Rio foi outra das atletas universitárias em grande plano na Universíada de Gwangju, em 2015. Estudante de Ciências do Desporto, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Filipa Martins, arrecadou o bronze na prova de Trave, naquela que foi a primeira medalha portuguesa conquistada em competições internacionais universitárias, neste aparelho da Ginástica Artística. 

 

 

Após a ausência de participação do Taekwondo português nos Jogos de Londres, em 2012, Rui Bragança, estudante finalista de Medicina da Universidade do Minho, é o rosto do regresso da representação portuguesa da modalidade nos Jogos Olímpicos. Depois de Pedro Póvoa em Pequim 2008, curiosamente outro atleta que também fez carreira no desporto universitário, é a vez do vimaranense representar as cores portuguesas na edição de 2016 dos Jogos. Campeão nacional universitário já por 5 vezes, campeão europeu por outras 2, em representação da Associação Académica da Universidade do Minho, e medalha de prata na Universíada de Gwangju, em 2015, Rui Bragança é mesmo uma das grandes esperanças da comitiva nacional para a conquista de medalhas. 

 

 

A par destes 7 "magníficos" que participaram em Campeonatos Nacionais Universitários e/ou em Campeonatos do Mundo Universitários na época desportiva 2015/2016 ou na Universíada de Gwangju, em 2015, há mais 13 atletas que integram a missão portuguesa ao Rio 2016 que também já brilharam no desporto universitário. Do Atletismo, Carla Salomé Rocha, Cátia Azevedo, Irina Rodrigues, Jéssica Augusto, Sara Moreira, Patrícia Mamona e Nélson Évora, da Canoagem, Fernando Pimenta, do Judo, Joana Ramos, Telma Monteiro e Sergiu Oleinic, da Natação, Alexis Santos, e por fim, o triatleta Miguel Arraiolos. Deste elenco de luxo, Fernando Pimenta e Nélson Évora já subiram inclusive ao pódio em Jogos Olímpicos. O canoísta nos Jogos de Londres, em 2012, com a medalha de prata conquistada na prova de K2 1000, e Nélson Évora em Pequim 2008, onde ganhou o ouro no concurso do triplo salto. Já campeão olímpico, participou em duas edições das Universíadas, em 2009 e 2011, e em ambas com o mesmo desfecho em termos de resultados, o ouro conquistado na disciplina em que havia sido campeão olímpico.

 

Os Jogos Olímpicos de Verão do Rio de Janeiro serão a 24ª edição com presença de atletas portugueses, que ao todo conquistaram 23 medalhas, 4 de ouro, 8 de prata e 11 de bronze. Do total de medalhados olímpicos, há 3 ex-atletas universitários: os já referidos Fernando Pimenta e Nélson Évora e o judoca Nuno Delgado, medalha de bronze em Sidney 2000, depois de ter igualmente conquistado o bronze no Campeonato do Mundo Universitário de Judo em 1998, na República Checa. 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?