CMU Canoagem: Duas medalhas de ouro no último dia

 

Montemor-o-Velho recebeu esta sexta-feira, 10 de junho, o terceiro e último dia de competição do Campeonato Mundial Universitário de Canoagem. A jornada foi preenchida com a realização de 17 finais de velocidade que trouxeram duas medalhas de Ouro para Portugal, uma conseguida pelo kayak da dupla Maria Cabrita e Francisca Laia em 500 metros e a segunda nos 200 metros a solo da portuguesa olímpica. A seleção da Polónia continuou a senda vitoriosa e regressou a casa com um total de 21 medalhas: 18 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze! O Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho foi a casa dos mundiais de velocidade de 8 a 10 de junho e juntou 162 estudantes-atletas de 18 países.

 

O vento forte e a manhã nublada não conseguiram tirar o brilho à formação da Polónia que garantiu, nas três primeiras finais do dia, igual número de medalhas de Ouro. A supremacia polaca foi quebrada por Francisca Laia e Maria Cabrita que conseguiram a primeira medalha de Ouro dos Mundiais Universitários de velocidade para Portugal. A dupla nacional estava muito satisfeita, mas também surpreendida: “Os 500 metros nunca foram a nossa especialidade, este ano não treinámos esta distância e não estávamos à espera de chegar a uma medalha, muito menos a de Ouro.” Admitiu a olímpica Francisca Laia, que ainda acrescentou: “No fundo fizemos tudo bem, conseguimos sair bem, viemos sempre numa boa pagaiada e mantivemos o ritmo até ao fim. Pode ser um pouco exagerado, mas foi a prova das nossas vidas!”, concluiu Francisca. A dupla portuguesa juntou a este título, a Prata nos 200 metros alcançada na véspera e o Ouro que Francisca Laia conseguiu em K1 200. A especialista portuguesa já espera um bom resultado, mas não deixou de frisar: “na linha de largada somos todos iguais, o lugar em que ficamos depende da prova que fazemos até à meta. E qualquer erro, sobretudo nos 200 metros, pode ser fatal!” Portugal fez-se representar nestes Campeonatos Mundiais com 24 selecionados e conseguiu 2 medalha de Ouro, 5 de Prata e 1 de Bronze.

 

 

Olhando para as contas do Mundial encontramos na Polónia uma recordista. Trouxe a maior representação - 26 estudantes-atletas - e conseguiu 21 medalhas. Até o selecionador Piotr Grochowski ficou espantado: “Isto é incrível! Esperámos ganhar algumas medalhas, mas nunca pensei que pudessem ser tantas!” O líder polaco explica o sucesso alcançado com “trabalho árduo, excelentes treinadores, mas também muita alegria naquilo que fazemos”, concluiu. A segunda seleção com mais títulos alcançados foi a Itália com 11 medalhas - 1 de Ouro, 5 de Prata e 5 de Bronze. A fechar o pódio coletivo ficaram duas formações com 8 medalhas: Portugal (2 medalhas de Ouro, 5 de Prata e 1 de Bronze) e a Hungria (1 de Ouro, 1 de Prata e 6 de Bronze).

 

Portugal teve pouco mais de três meses para preparar os Campeonatos, a FISU - Federação Internacional do Desporto Universitário depositou confiança nas cores nacionais e não se arrependeu. “Foi um campeonato excecional!”, começou por dizer Kemal Tamer, represente do Comité Executivo da FISU, para acrescentar: “Portugal tem uma das melhores pistas de canoagem do mundo, a paisagem é maravilhosa e a competição foi muito boa, por tudo isto o Comité Organizador está de parabéns!” Com os olhos postos no Brasil, Tamer não esconde “Gostava muito que alguns estudantes-atletas conseguissem bons resultados nos Jogos Olímpicos. Era bom para os atletas, para o país e também para a FISU.” O próximo Campeonato Mundial Universitário de Canoagem realiza-se em 2018, em Szeged, na Hungria.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?