CNU's 2016: Cerimónia de abertura oficializou início da competição

 

O primeiro dia das Fases Finais ficou marcado pela Cerimónia de Abertura, que decorreu no Teatro Thalia. Antes das habituais intervenções, entidades parceiras, federações, clubes e estudantes-atletas assistiram à assinatura e homologação pública do contrato-programa, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

 

 

No início oficial daquele que é o maior evento desportivo universitário nacional, o presidente da FADU, Daniel Monteiro, apelou à coordenação de quem governa o desporto no país. “É importante que se perceba, de uma vez por todas, que as mudanças de cadeiras nos governos, as indefinições e instabilidades políticas e as chefias dos institutos públicos, não podem prejudicar a parte operacional da ligação da tutela do desporto, neste caso o Instituto Português do Desporto e Juventude, às Federações Desportivas”.

 

 

Daniel Monteiro indica um exemplo muito concreto, a candidatura feita pela Federação Académica Desporto Universitário ao Programa de Atividades Regulares do Instituto Português do Desporto e Juventude. “Quatro meses depois a resposta foi nula. Até ao momento a FADU não sabe como financiará as participações internacionais universitárias e, quem sai a perder, é o desporto nacional que, pela primeira vez, poderá não ter qualquer representação internacional ao nível universitário. Realmente histórico, mas pela negativa!”.

 

Seguiram-se os discursos do presidente da Comissão Organizadora dos CNU’s 2016, André Pereira, que vê nesta competição um “momento em que há uma verdadeira igualdade entre todos e que os títulos se conquistam através do mérito desportivo. É também o momento onde são promovidos valores como a ética desportiva, o fair-play, porque acreditamos que o desporto forma o estudante não só a nível desportivo, mas também a nível cívico”. O também presidente da Federação Académica de Lisboa terminou a intervenção desejando boa sorte a todos os participantes.

 

Por fim, o vereador para o desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo, enquadrou o desporto universitário como uma das bandeiras da autarquia e reforçou a ideia de Lisboa como uma cidade de estudantes: “Temos cerca de 140 mil estudantes, somos uma verdadeira cidade de estudantes”. A intervenção do vereador foi antecedida pelo Coro Médico de Lisboa e sucedida pela ForTuna, que encerrou a cerimónia.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?