Lisboa está pronta para receber os CNU’s 2016

 

Decorreu hoje, dia 30, a Sessão de Apresentação e Sorteios das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de Lisboa (CNU’s) 2016, competição organizada pela Federação Académica de Lisboa (FAL) e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

 

O presidente da FAL e da Comissão Organizadora, André Pereira, deu as boas vindas à sessão, começando por agradecer a presença de todos e a colaboração da CML, na pessoa do seu Vereador do Desporto, Jorge Máximo.

 

“Os CNU’s contam com 25 edições e esta é a primeira vez q se realiza em Lisboa, facto que nos traz felicidade por ser também o primeiro evento desportivo da FAL”, conta.

 

O evento recebeu a bandeira de EcoEvento pela ValorSul. “É uma atribuição que muito nos honra e para a qual trabalhámos desde o início. Estabelecemos uma parceria com Ecozoic para que o evento tivesse uma pegada ecológica zero”, explica André Pereira.

 

 

A Comissão Organizadora conta com 40 pessoas de 18 escolas da Academia de Lisboa, grupo que, segundo André Pereira, “assinala a transversalidade, pluralidade e abertura que caracteriza a população da cidade e que quisemos transpor para o evento. É uma estrutura muito jovem, com apenas um ano, mas que quer deixar um legado, uma marca histórica e identitária dos CNU’s em Lisboa”.

 

O presidente da FADU, Daniel Monteiro, dirigiu inicialmente uma palavra à CML, agradecendo a cooperação e deixando as portas abertas para novos projetos entre ambas as instituições.

 

“Esta é a 26ª edição dos CNU’s e é importante que se dê a tónica ao crescimento que o evento tem tido. Hoje existe um conjunto mais alargado de entidades envolvidas, muito mais clubes envolvidos, muito mais Instituições de Ensino Superior a reconhecer o desporto universitário como uma prioridade para o desenvolvimento do estudante”, afirma Daniel Monteiro.

 

A competição conta com a participação de mais de 2000 estudantes-atletas, de mais de 138 clubes, de 12 distritos e a Região Autónoma dos Açores. “É um evento que tem trilhado o seu caminho e, por via deste evento, e não só, o desporto universitário tem conseguido impor-se no panorama desportivo”.

 

Daniel Monteiro terminou a sua intervenção com os votos de boa sorte para todos os participantes. “Que os valores do desporto, conciliados com a ética e o fair-play estejam presentes, que os vossos clubes possam ter as conquistas que todos anseiam”.

 

 

Pela CML, o Vereador do Desporto, Jorge Máximo, acentuou a importância deste evento na estratégia do município. “O desporto universitário é um dos principais pilares que representamos e que queremos para a cidade. Queremos uma cidade cosmopolita, jovem, moderna”, defende.

 

O representante da autarquia assumiu uma postura de proximidade e mostrou motivação para desenvolver novos projetos no futuro. “A cidade de Lisboa é muito heterogénea, com uma dinâmica muito própria, e era preciso criar um elo de ligação. Depois de termos tido cá dois anos seguidos as fases finais do Desporto Escolar, ficamos muito contentes por acolher as fases finais dos CNU’s”.

 

“Lisboa quer ser uma cidade viva, valorizar as pessoas com cultura e mentalidade desportiva”, remata. A sessão de apresentação encerrou com a visita guiada virtual pelas 16 instalações desportivas onde vão decorrer os CNU’s.

 

Os CNU’s 2016 vão decorrer de 17 a 24 de abril e as equipas que se sagrarem campeãs nacionais universitárias apuram-se para os Jogos Europeus Universitários de 2016 que vão ter lugar em Zagreb e Rijeka, Croácia, em julho.

 

Mais informações: www.cnu2016.fadu.pt

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?