Mensagem do Presidente - 26º aniversário da FADU

 

Cumprem-se hoje 26 anos de história da Federação Académica do Desporto Universitário. Uma federação desportiva e ao mesmo tempo académica, única e peculiar no panorama desportivo nacional, multidisciplinar e atuante em várias dimensões: desportiva, educativa e social.

 

Com 26 anos de idade, pode dizer-se que é jovem. A verdade é que o é e espero, sinceramente, que sempre assim seja. Dirigida por jovens e para jovens. Interessada e assumindo as políticas de juventude com responsabilidade que também é sua, empenhada em organizar o desporto universitário em todas as dimensões que já referi e reivindicativa na hora de assumir a necessidade de valorizar o papel do desporto na educação e na formação dos jovens. É assim que a FADU hoje se apresenta, seguindo um legado outrora iniciado e continuado por dirigentes, staff, colaboradores e outros parceiros que desde o dia 2 de março de 1990 foram dando de si, com ambição, irreverência e dedicação, conseguindo progressivamente enraizar o desporto universitário na realidade desportiva e educativa do país.

 

Se vários organismos e instituições nacionais e internacionais salientam hoje a importância do papel da FADU é graças a todos eles. A todos eles que tiveram a inteligência e perspicácia de conseguir ver mais além, de trilhar um caminho sólido, sustentado e estrategicamente pensado. Foi por via desse trabalho que a FADU é hoje reconhecida, dotada de Utilidade Pública e Utilidade Pública Desportiva desde 1995, integrando o Conselho Nacional de Desporto, o Conselho Nacional de Juventude e o Conselho Consultivo da Juventude, sendo ainda membro do Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal, Associação Europeia de Desporto Universitário e Federação Internacional de Desporto Universitário.

 

Num dia como o de hoje, os agradecimentos têm por isso de ser estendidos a vários intervenientes. A dirigentes e funcionários que pela FADU passaram, mas também a todos os dirigentes de clubes universitários que durante estes 26 anos tornaram possível este crescimento e afirmação da FADU. Se esta federação hoje é o que é, deve-o, acima de tudo, aos seus clubes, que se comprometeram e assumiram o desporto universitário como algo prioritário e a desenvolver!

 

De ora em diante os desafios são igualmente grandes e a ambição tem obrigatoriamente de ser a mesma. Se hoje é dia de agradecer e engradecer os feitos conquistados e os alicerces que foram deixados, é igualmente o momento de projetar novas conquistas. Conquistas essas que passarão por uma cada vez maior capacidade de sensibilizar Instituições de Ensino Superior a apostar no desporto universitário e a criar as condições para o pleno reconhecimento das carreiras-duais.

 

Estas são conquistas para as quais eu, a direção que me acompanha e os restantes membros dos órgãos sociais estão profundamente comprometidos. Um comprometimento e uma ambição que felizmente ultrapassa em muito estes órgãos sociais, mas que integra igualmente os clubes e outros parceiros da FADU, com quem temos vindo a trabalhar no sentido de desenvolver novas iniciativas e novos projetos, que oportunamente serão apresentados e com os quais penso ser possível dar mais alguns passos de gigante neste caminho que é já de sucesso.

 

Obrigado a todos os que tornaram estes 26 anos possíveis! Parabéns à FADU!

 

Daniel Monteiro

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?