10º CMU Karaté: 500 participantes esperados no Minho

 

A Comissão Organizadora do Campeonato Mundial Universitário de Karaté 2016 apresentou oficialmente, na passada sexta-feira, dia 19, o evento que se espera que chame a Portugal, e especificamente à cidade de Braga, cerca de 500 participantes, de 50 países e mais de 200 pessoas entre staff e voluntários. 

 

Numa organização conjunta da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e UM, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, a 10ª edição deste campeonato vai decorrer de 10 a 13 de agosto.

 

A cerimónia de apresentação oficial do evento, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, contou com a presença do residente da FADU, Daniel Monteiro, do membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário, Fernando Parente, o presidente da AAUM e presidente do Comité Organizador do Campeonato, Bruno Alcaide, do Vice-reitor da UM, Rui Vieira de Castro, do Administrador dos SASUM, Carlos Silva, do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do selecionador nacional da modalidade, Joaquim Gonçalves.

 

Para o presidente da Comissão Organizadora, o evento permitirá aos estudantes da UM envolverem-se num evento internacional, através do voluntariado, a dar apoio em várias áreas determinantes para o sucesso do campeonato, e será também mais um momento de ligação entre a Universidade e a cidade, uma vez que esta é já a 12ª prova internacional que o Minho organiza. “Para além de cooperação em várias vertentes, o Mundial Universitário de Karaté será integrado no programa oficial da Capital Ibero-Americana da Juventude 2016”, acrescenta Bruno Alcaide.

 

 

Este será, como referiu do presidente da FADU, o 13º Campeonato do Mundo organizado em Portugal “o que reflete bem a estratégia de internacionalização do desporto universitário” e que acaba por ter impacto no próprio turismo do país.

 

Daniel Monteiro sublinhou ainda que esta competição internacional no nosso país “faz com que mais jovens tenham contacto com a modalidade e com desportistas de topo internacionais, o que é muito bom, porque é importante esta troca de experiências”. Para o presidente da FADU, os atletas participantes nestas competições “são atletas de exceção, pois conseguem conciliar uma verdadeira carreira desportiva, de reconhecimento e de mérito, com a carreira académica”, mote pelo qual a FADU tem trabalhado. 

 

A cidade de Braga é candidata a capital europeia do desporto 2018. O presidente da Câmara, Ricardo Rio, aproveitou o momento para lembrar a importância desta iniciativa desportiva e destacar a capacidade da UM que, sem ter formação específica na área do desporto, é o “motor de um nível de participação corrente em prática desportiva, bem como, ao mesmo tempo ter desempenhos competitivos a nível nacional e internacional de tanta excelência como o que tem patenteado nas diversas modalidades. Por outro lado, ter esta predisposição, esta capacidade de ser um agente organizador de eventos com a importância, com a mobilização, com o reconhecimento que mais uma vez este campeonato volta a ostentar. Por tudo isso, é de saudar muito veemente este empenho, este sucesso e dizer que a câmara municipal não pode obviamente ficar alheia a esta dinâmica. Por isso temos e vamos continuar a colaborar com esta capacidade e espírito de iniciativa da UM”. 

 

Para Carlos Silva, o evento ficará marcado “pela diferença”, porque vai ser um dos maiores em termos de participantes, dimensão. O administrador dos Serviços de Ação Social da UM destacou ainda a estratégia de colocação de “players” em determinadas entidades desportivas internacionais, os quais dão força a Portugal e neste caso à UM para conseguir trazer para o país e para a UM estas organizações e terem o sucesso que têm tido. 

 

 

Já o selecionador nacional de Karaté destacou a especificidade da modalidade, dizendo que é uma competição que envolve muito trabalho no que respeita à sua dinâmica organizativa, afirmando a sua confiança nas instituições organizadoras que certamente farão deste “um campeonato de excelência”. O treinador anunciou ainda a inclusão da modalidade nas escolas, que vai iniciar como projeto-piloto em cinco escolas do país, isto por estar provado que é uma atividade que desenvolve uma evolução em termos cerebrais, que permite ao aluno aumentar o nível de concentração, o nível da aprendizagem, melhorar as relações sociais, o saber estar, o saber ouvir, um conjunto de valores éticos e deontológicos que fazem do praticante um indivíduo melhor. 

 

Por fim, o Vice-reitor da UM considera que esta organização é mais uma confirmação da aposta acertada e do compromisso da Universidade com o Desporto. “Para nós já não faz sentido a Universidade sem a vertente desportiva”, disse. Destacando o histórico de eventos desportivos internacionais organizados pela UM, Rui Vieira de Castro afirmou que a Academia “já naturalizou este tipo de eventos” e, por isso, com a continuidade das parcerias e apoios que têm sido feitos com as federações e com as cidades “estão preenchidas as condições para que este evento seja mais um sucesso”.

 

O momento deu início a uma contagem decrescente, quando faltam cerca de seis meses para o início do CMU de Karaté, e aproveitou ainda para a abertura oficial do site do Campeonato, que servirá de base informativa, não só durante a preparação, mas também durante a realização do mesmo.

 

 

Fotografias: SASUM

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?