Portugal recebe CMU’s de Ciclismo e Corfebol em 2018

 

 

Está decidido e, das três candidaturas portuguesas apresentadas no passado mês de outubro, a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) decidiu atribuir a organização de dois Campeonatos Mundiais Universitários (CMU’s) de 2018 a Portugal. 

 

Assim, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a UM vão acolher o CMU de Ciclismo e a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a UTAD vão organizar o CMU de Corfebol.

 

 

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, considera que "a organização de eventos internacionais universitários desta dimensão é a prova de que a FADU quer assumir a responsabilidade de fazer parte dos processos de formação de atletas no nosso país. Para isso, todos os agentes com responsabilidades desportivas e políticas têm de trabalhar em conjunto, efetivando a criação de uma verdadeira estratégia formativa para o desporto nacional, que infelizmente ainda não existe. Uma estratégia que tem de começar no desporto escolar, desde logo nas escolas básicas, passando depois pelo desporto universitário, o que possibilitará depois ao desporto nacional sénior colher os frutos de tudo isto”.

 

O presidente da AAUM, Carlos Alberto Videira, afirma que esta atribuição “é um desafio para a AAUM e para a UM, tendo em conta que o ciclismo é uma modalidade completamente diferente do que estamos habituados a organizar (que é dentro do pavilhão), mas estamos extremamente motivados”. “Esta modalidade tem também um grande potencial de ligação com a comunidade local e com as cidades de Braga e Guimarães. Queremos tornar este um grande evento e mais um de sucesso”, exalta o dirigente.

 

Segundo o presidente da AAUTAD, André Coelho, este é um “feito histórico” para a associação, que nunca tinha entregue uma candidatura a um organismo internacional. “Se já a candidatura por si só é histórica, o facto de termos conseguido a sua aprovação é sinónimo de um marco na história dos vinte e sete anos desta associação”, referiu o dirigente.

 

 

 

Quanto à organização do Campeonato, esta será assegurada por uma comissão executiva, constituída por elementos da reitoria da UTAD, dos Serviços de Ação Social da UTAD e pela AAUTAD, sendo que será presidida por André Coelho. “Com esta candidatura estamos a afirmar a aposta da AAUTAD no desporto universitário, fidelizando e comprometendo as próximas direções a este mesmo propósito”, referiu André Coelho. 

 

Só a candidatura da Federação Académica do Porto (FAP), a Universidade do Porto (U.Porto) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) à organização do CMU de Basquetebol 3x3 não foi ganha pelos portugueses. Assim, a prova vai realizar-se na Suécia. O ano de 2018 é também o dos Jogos Europeus Universitários, organização atribuída à FADU e às entidades de Coimbra – Associação Académica de Coimbra, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal – em abril de 2014.

 

 

 

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?