EUSA faz balanço positivo dos EUG 2018 após visita técnica a Coimbra

 

Após a assinatura do acordo de colaboração entre as quatro entidades organizadoras dos Jogos Europeus Universitários (EUG) de 2018, decorreu, na segunda-feira, dia 30 de novembro, a visita técnica do presidente e do secretário-geral da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) à cidade que vai acolher mais cerca de 5 mil estudantes-atletas de toda a Europa.

A visita técnica, inserida no programa de preparação para os EUG 2018, permitiu aos representantes da instituição europeia inspecionarem as obras de requalificação que têm sido feitas ao longo dos últimos meses nos pavilhões 1 e 3 do Estádio Universitário de Coimbra.

“Estou muito feliz por ver que a reconstrução do estádio começou bem e com antecedência e por saber que as fases 1 e 2, correspondentes aos pavilhões 1 e 3, serão concluídas em abril. O desafio é, como fui informado pelo Reitor, o de encontrar recursos para continuar com a fase 2 (estádio de atletismo e campo de futebol artificial), mas acredito que Universidade será apoiada pelas autoridades governamentais”, partilha o presidente da EUSA, Adam Roczek.

 

 

O Estádio Universitário de Coimbra será o principal centro da competição, acolhendo a maioria dos desportos contemplados no programa dos Jogos. Aliado a este espaço, está o Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco, que dará apoio técnico e acolherá a acreditação dos participantes.

Os quatro parceiros envolvidos na organização – a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) – assinaram no passado dia 24 de novembro um acordo de colaboração, que esclarecia o papel de cada entidade na organização e estruturava a comissão organizadora dos Jogos.

"Definitivamente, a formalização da cooperação entre os parceiros é um passo importante para o sucesso do projeto. Quase um ano e meio após a atribuição dos Jogos a Coimbra é hora de avaliar o conceito proposto para os Jogos e adaptá-lo às rápidas mudanças da realidade", defende Adam.

Mário Santos, antigo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de 2012, assume o cargo de Secretário-Geral dos EUG 2018 e vai formar a equipa até ao fim de 2015. Durante a visita técnica, Mário Santos teve a oportunidade de apresentar o relatório com os avanços feitos no âmbito deste evento.

 

 

Cada parceiro tem como principal objetivo o de tornar os EUG 2018 não só um momento inesquecível, mas também um evento que criará um legado único em Coimbra e em Portugal. "Todos os parceiros estão empenhados em organizar os melhores Jogos de sempre. Todos nós temos em mente que a organização dos Jogos é muito mais do que a realização de um evento. Os Jogos devem ter um impacto no desenvolvimento do desporto universitário não só em Coimbra, mas em todo o país ", diz o presidente da EUSA.

"Queremos que, depois de 2018, mais estudantes pratiquem desporto em todos os níveis, e que as universidades portuguesas se tornem ainda motivadoras da prática desportiva do que hoje", conclui o Sr. Adam Roczek.

Os EUG 2018 vão decorrer no mês de julho, em Coimbra, e são esperados cerca de 5 mil atletas de 250 universidades europeias que vão competir pelo título europeu em 16 modalidades.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?