Acordo de colaboração marca nova fase na preparação dos EUG 2018

As quatro entidades organizadoras dos Jogos Europeus Universitários (EUG) de 2018 assinaram ontem, dia 24, um acordo de colaboração que define o papel de cada uma na preparação do evento que vai juntar mais de 5 mil estudantes-atletas de cerca de 250 universidades de toda a Europa em Coimbra. 

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) juntamente com a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assumiram, na Sala do Senado da Reitoria, o compromisso de tornar os EUG 2018 um evento de qualidade e referência.

O presidente da FADU, Daniel Monteiro, afirmou que a assinatura deste protocolo “é mais do que um ato simbólico, é também o demonstrar de uma vontade destas entidades de envolver o desporto, os atletas e a sua universidade e de motivar os estudantes a conciliarem uma carreira desportiva e académica e alcançarem o sucesso em ambas”.

As entidades de Coimbra apresentaram já algumas mudanças e projetos para a cidade e para a Academia para os próximos anos. O presidente da CMC, Manuel Machado, ambiciona que Coimbra seja uma referência no âmbito do desporto e explicou que já estão a ser desenvolvidas atividades para dinamizar a cidade, reforçando a candidatura da cidade a Capital Europeia do Desporto em 2017.

Antes de 2018, a Academia coimbrã vai organizar, em 2017, os Campeonatos Europeus Universitários de Judo, Taekwondo e Karaté e é candidata às Fases Finais Concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários. “Coimbra já demonstrou a sua capacidade de organizar eventos internacionais e vamos ter oportunidade de o fazer novamente. Queremos que os EUG sejam um êxito memorável”, defendeu o presidente da AAC, Bruno Matias.

Por fim, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, aproveitou o momento para relembrar quem esteve na origem da candidatura e defendeu que as obras de requalificação do Estádio Universitário de Coimbra, onde vão decorrer a maior parte das competições dos EUG 2018, não serão apenas para que estes possam acontecer, mas serão o legado dos Jogos na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e na cidade.

A comissão organizadora vai ser liderada por Mário Santos, Secretário-Geral dos EUG 2018, que conta com uma vasta experiência enquanto antigo presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos de 2012. 

A assinatura deste acordo antecede a visita dos membros da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) que vão estar em Coimbra na próxima segunda-feira, dia 30, para reunir com as entidades organizadoras.

Os EUG 2018 vão decorrer no mês de julho, em Coimbra, e são esperados cerca de 5 mil atletas de 250 universidades europeias que vão competir pelo título europeu em 16 modalidades.

Fotografias: Notícias de Coimbra

e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?