U.Porto foi a mais medalhada nos CNU’s individuais


A Universidade do Porto (U.Porto) foi a equipa mais medalhada nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) individuais concentrados, que decorreram de 11 a 13 de maio, em Vila Real. Cerca de 150 estudantes-atletas participaram no evento organizado pela Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e pela UTAD sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).
Nas seis provas realizadas, foi a Universidade do Porto (U.Porto) a mais medalhada, acumulando nove medalhas, seguida da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com quatro, e da Associação Académica de Coimbra (AAC) com três.

No Ténis de Mesa masculino foi onde a U.Porto começou a brilhar. Jorge Costa venceu todos os desafios e sagrou-se campeã nacional universitária da modalidade, retirando o título à AAUM. Tomás Law, da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), garantiu também lugar na final e, apesar de perder frente ao Porto, conseguiu melhorar a classificação conseguida na época anterior (3º lugar).

No feminino, Mariana Gonçalves, da AAC, venceu os quatro confrontos frente à AEISEG, na 1ª ronda, e à U.Porto, nas restantes. A final, frente a Joana Mota da U.Porto, deu a vitória à estudante de Coimbra por 3-1. No 3º e 4º lugar a garantia era que o bronze ia para a U.Porto. Foi Ana Torres a mais forte, vencendo a colega de equipa Sara Costa, com o renhido resultado de 3-2.

No Kartódromo de Vila Real, cinco raparigas e 28 rapazes disputaram a competição de Karting. Luís Duarte, da U.Porto, foi o mais rápido dos 28, apurando-se em primeiro para a final, onde voltou a vencer garantindo que o título se mantinha na cidade invicta. No feminino, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) dominou o pódio, mas o ouro foi garantido por Sílvia Valente do Minho.

O Xadrez Semirrápidas deu início ao segundo dia de competição e 14 estudantes disputaram até à última o lugar de ouro, mas foi Jorge Ferreira, da U.Porto, quem conseguiu mais pontos (quatro). Adriano Macedo, da equipa detentora do título de campeão nacional universitário da modalidade na época anterior (AAUM), seguiu-se na tabela e, com os mesmos pontos, André Viela, também da U.Porto, assegurou mais um ano o seu lugar no pódio e no 3º lugar.



Enquanto isso, decorria também o CNU de Bridge. Numa competição que se prolongou durante a tarde, os valores finais foram renhidos, mas deram uma vitória clara a Rui Santos e Francisco Coutinho da Universidade Católica de Lisboa. Num disputadíssimo segundo lugar, exigindo mesmo uma revisão do critério de desempate, Luís Corte-Real e Marta Brochado (U.Porto) conseguiram a prata, deixando para o último lugar no pódio Francisco Ramos e Maria Carolina Pimenta da NOVA.

No programa dos CNU’s individuais seguia-se a prova de Bilhar que, após cerca de 20 horas, deu a vitória a Nuno Correio, da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). A final adivinhava-se renhida, ambos os jogadores mostravam-se concentrados e implacáveis e foi necessário recorrer à finalíssima para determinar o vencedor. Carlos Romano (AAUM) conquistou a prata e Luís Sampayo da equipa anfitriã recebeu o bronze.

Por fim, a AAC foi a mais medalhada da prova de Badminton, sagrando-se campeã nacional universitária no masculino e conquistando o bronze no feminino. Miguel Pinto, 3º lugar na época anterior, ambicionou mais na final frente a Alexandre Silva, da AAUAv, e venceu por 2-0. No feminino, Catarina Cristina, da NOVA, renovou o título de campeã nacional universitária da modalidade com a vantagem de 2-0 sobre Joana Amaral da AAUM.

As provas terminaram, mas os CNU's têm ainda programado para 23 de maio o CNU de Taekwondo.

Mais informações do evento: www.facebook.com/cnusindividuais15
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?