U.Porto homenageia os melhores estudantes-atletas de 2015


A Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto) recebeu no passado dia 15 de julho a VII Gala do Desporto da Universidade do Porto, evento que homenageou a excelência alcançada pelos estudantes e técnicos da Universidade ao longo da época desportiva 2014/2015.

No culminar de mais um ano de vitórias, em que a U.Porto voltou a liderar todas as frentes do desporto nacional universitário, alcançando o feito inédito de 191 medalhas conquistadas nos Campeonatos Nacional Universitário (CNU’s), a cerimónia teve como primeiro ponto alto a atribuição do prémio de Mérito Excelência, entregue a Fernando Parente, antigo estudante da U.Porto e atual membro da comissão executiva da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).

Seguiram-se as revelações dos vencedores do ano nas diversas categorias. O destaque vai para Marta Abreu (FMDUP), nadadora e vencedora de oito títulos nacionais universitários, e Jorge Viterbo, (FLUP), campeão nacional universitário de Xadrez, vencedores na categoria “Atletas do Ano”.

A “Revelação do Ano” foi entregue a Joana Mota (FEUP), graças ao título conquistado no Ténis de Mesa. Na categoria de “Reconhecimento Desportivo” foi galardoada a estudante Maria Teres Ribeiro (FADEUP), heptacampeã nacional universitária de Atletismo.

As modalidades da noite, vencedoras dos galardões “Modalidade individual do ano” e “Modalidade coletiva do ano”, foram a Natação e o Futebol de 7 feminino, respetivamente.



Na categoria de Técnico do Ano, o galardão foi entregue a Nuno Gramaxo, treinador das equipas campeãs nacionais universitárias de Rugby 7 e Rugby Praia feminino. Já o “Instrutor do Ano” é Mariana Pinto, que se vem distinguindo pelo trabalho desenvolvido como instrutora de Zumba e Pilates no Programa UPFit da Universidade do Porto.

O último prémio da noite foi Galardão de “Carreira Desportiva” entregue ao xadrezista André Viela (FEUP), graças à dedicação com que representou a Universidade do Porto desde 2007 e pelas suas diversas conquistas nacionais universitárias, contando ainda com duas participações nos Campeonatos do Mundo Universitários de Xadrez em 2010 e 2012.

Ponto alto da noite foi também a entrega de uma placa de reconhecimento aos estudantes e técnicos da U.Porto que representaram Portugal nas Universíadas 2015. Entre eles esteve Filipa Martins, vencedora da medalha de bronze no concurso de trave da Ginástica Artística.

A cerimónia terminou no pátio exterior da Reitoria com a atuação do Grupo Académico Flyers Desportus da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Nesta sétima edição da Gala do Desporto da U.Porto marcaram presença personalidades como o Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, Manuel Barros, diretor regional norte do IPDJ, Adolfo Vidal, vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Paulo Neto, vice-presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), entre os demais pró-reitores, diretores de faculdades da U.Porto e presidentes das Associações de Estudantes.

Texto e fotos: U.Porto
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?