Minho homenageia os melhores de 2014/2015


Os melhores do desporto da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e da UM foram homenageados na XIV Gala do Desporto desta instituição. A cerimónia ficou também marcada pela doação de 5000 dólares à AAUM para o Fundo Social de Emergência pela Federação Internacional de Judo.

Foram cinco os galardoados que representaram nesta gala aquilo que o desporto do Minho tem de melhor. Ivo Pinto, estudante de Biologia/Geologia e monitor de Kickboxing, recebeu o “Podium” na categoria de Monitor do Ano. Seguiu-se o prémio de Melhor Treinador, entregue a Jorge Martins, da modalidade de Escalada.

Ana Monjane foi a eleita na categoria de Atleta Feminina do ano. A aluna de Educação representou a AAUM no Atletismo, tendo recebido o PODIUM das mãos da Vice-Presidente do Comité Olímpico Português (COP), Rosa Mota.

No masculino, Hélder Figueiras foi o Melhor Atleta do ano, competindo pelo clube na modalidade de Canoagem. A última revelação da noite foi o vencedor da categoria de Atleta Percurso Desportivo, a qual foi conquistada, novamente, por um atleta do Taekwondo: Nuno Costa. O futuro arquiteto conta no seu currículo desportivo, e apenas em termos universitários, com diversas medalhas em Europeus, Mundiais, fora os títulos de campeão nacional universitário.



A Gala do Desporto deu também palavra aos principais responsáveis pelas três estruturas. A primeira intervenção da noite ficou a cargo do administrador dos SASUM, Carlos Silva, que destacou a elevada percentagem (40%) de alunos que fazem desporto na UM, o que a torna “uma academia verdadeira ativa”. O administrador voltou a “puxar” dos números e fez referência às 116 medalhas conquistadas e aos 10 europeus universitários onde os minhotos vão participar, mencionando o “sonho de voltar a ser a melhor universidade da europa no desporto”, como já o havia sido em 2013.

De seguida, tomou a palavra o Presidente da AAUM, Carlos Videira, que por sua vez quis apontar para o papel fundamental do desporto universitário para “o modelo de educação integral que tem nos estudantes os seus principais destinatários”.

O líder dos estudantes referiu ainda que “o desporto da UM vive dias felizes”, mencionando os resultados nacionais e internacionais e agradecendo a dedicação e profissionalismo dos atletas e técnicos que envergam as insígnias da AAUM.

Por fim, o Reitor da UM, António Cunha, destacou a importância desta Gala, colocando-a como “um dos eventos especiais da Universidade”, e que como tal, tem de lhe ser dada a devida dignidade, sendo celebrada no Salão Medieval, “um local com mais de 500 anos de história”. “Este é um projeto que orgulha a Universidade”, referindo-se ao desporto universitário e ao papel que este tem “na promoção da instituição nacional e internacional, mas sobretudo pelo seu papel estruturante no nosso projeto educativo”.

Para o líder da Academia minhota o desporto universitário cumpre também um “papel importante na integração dos alunos estrangeiros”, sendo uma das “marcas distintivas” das vitórias e do sucesso da UM. António Cunha terminou o seu discurso desejando a todos “as maiores felicidades” e pedindo aos atletas que “continuem a dar o seu melhor, para conseguirem essas vitórias”, mas sempre e em todos os momentos, “dignificando e respeitando o símbolo da UM”.

A Gala do Desporto contou ainda com mais um momento, desta vez protagonizado pela Federação Portuguesa de Judo (FPJ) em representação da Federação Internacional de Judo (IJF). Após ter conhecimento do Calendário Social e da sua missão, a IJF doou 5000 dólares para esta causa. A verba foi simbolicamente entregue pelo presidente da FPJ ao presidente da AAUM. José Costa e Oliveira tomou a palavra para elogiar esta iniciativa e o “espirito solidário e altruísta” de todos os que nela estiveram envolvidos.



A Gala do Desporto é o culminar de mais uma época desportiva para a AAUM que este ano conseguiu arrecadar um total de 116 medalhas (32 de ouro, 43 de prata e 41 bronze), nas provas nacionais da FADU, conseguindo ultrapassar pelo terceiro ano consecutivo a marca das 100 medalhas. Esta foi a segunda melhor prestação de sempre dos atletas minhotos em provas da FADU, ficando apenas atrás das 124 medalhas conquistadas em 2012/2013, facto este que o Reitor fez questão de dar destaque no seu discurso.

A XIV edição da Gala do Desporto contou com a presença de cerca de 250 convidados, entre os quais os 25 nomeados, o Reitor da UM, o Administrador dos SASUM, o Presidente da AAUM, a Vice-Presidente do COP, Rosa Mota, o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, José Costa Pereira, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, o Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, o Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Manuel Barros e os representantes das Câmaras Municipais de Braga e Guimarães, treinadores, dirigentes desportivos, presidentes de escola e diretores de curso, mas também dirigentes de outras instituições, universitárias e desportivas, bem como figuras de topo do panorama desportivo e político em Portugal, entre outros.

Texto e fotos: Ana Marques e Nuno Gonçalves (SASUM)
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?