Noite de muitas homenagens na 8ª Gala do Desporto Universitário da FADU


O momento foi o culminar de um ano de celebração dos 25 anos da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Mais de duas centenas de pessoas juntaram-se ontem, dia 1, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, onde foram revelados os melhores do ano e relembrados todos aqueles que contribuíram para a criação e promoção do desporto universitário português.

O Coro Infantil da Universidade de Lisboa deu início à 8ª Gala do Desporto Universitário, evento que ficou marcado pela grande homenagem no âmbito das comemorações dos 25 anos da FADU. O Galardão Prestígio foi este ano entregue a 25 personalidades e instituições que fizeram parte da fundação da FADU e contribuíram para a promoção e desenvolvimento do desporto universitário em Portugal. O Galardão foi acompanhado por um livro comemorativo deste aniversário, composto por testemunhos de todos os presidentes da FADU.

Entre os homenageados encontravam-se todos os antigos presidentes da FADU, as estruturas fundadoras da FADU, os chefes de missão das Universíadas, os membros de organismos internacionais, Carlos Magalhães e Armando Rocha, e o primeiro profissional e secretário-geral da FADU, Pedro Kay. A estes juntaram-se ainda as estruturas nacionais e internacionais que reconhecem à FADU a legítima representante do desporto universitário português – Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal, Confederação do Desporto de Portugal, EUSA e FISU.



“Num momento em que a FADU comemora o seu 25º aniversário, é com enorme gosto que temos este ano uma presença mais forte dos diversos responsáveis por isso, porque também a história enriquece e fortalece uma instituição”, exaltou a presidente da FADU, Filipa Godinho, num discurso onde falou sobre a época desportiva passada e destacou as atuais questões do desporto universitário.

“Apesar de hoje já não imaginar o ensino superior sem a prática desportiva enquadrada e com qualidade, infelizmente esta ainda não é uma total realidade. Têm sido feitos esforços em debater e encontrar soluções para que a atividade académica seja conciliável com a prática desportiva, como as Carreiras Duais e a integração do Estatuto Estudante-Atleta. Mas ainda não existe uma clara mensagem da importância de possibilitar, aos que vêem no desporto uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e de formação, as condições necessárias para que possam conjugar estas duas vertentes”, defendeu.



Filipa Godinho prosseguiu o discurso com a apresentação de propostas. “Urge considerar medidas como a inclusão do desporto como um fator de ponderação para os rankings das instituições de ensino superior, uma consciencialização do sistema desportivo das reais mais-valias e contributos do desporto universitário ou um real enquadramento do que é um estudante-atleta no ensino superior”, concluiu.

A 8ª Gala do Desporto Universitário contou também com um novo prémio. O Prémio Jogos Santa Casa “Carreiras Duais – Desporto Universitário”, resultado da parceria entre a FADU e os Jogos Santa Casa, pretende valorizar os estudantes-atletas que conciliem a participação desportiva universitária com os estudos, relevando-se os resultados académicos e promovendo a importância das carreiras-duais. O vencedor foi Tiago Gomes, estudante da Universidade do Minho e atleta da AAUM nas modalidades de Taekwondo e de Futebol, que recebeu uma bolsa de dois mil euros.

Entre os convidados estavam os presidentes da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Claude-Louis Gallien, e da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek, que entregaram as homenagens aos dez atletas/equipas medalhados dos Campeonatos Europeus Universitários de 2015 e aos quatro da 28ª Universíada de Verão.



A grande medalhada da noite foi a Universidade do Porto (U.Porto) que, regressou ao Norte, com o Troféu Universitário de Clubes – conquistado pela quinta vez consecutiva – e os prémios de melhor atleta masculino, atribuído a Pedro Catarino (da AEFADEUP e U.Porto), de melhor equipa feminina, entregue à equipa de Futebol 7 que conquistou os títulos nacional e europeu, e o seu treinador, Ivan Baptista, protagonizou o título de melhor treinador.

Joana Cunha, do Instituto Politécnico do Porto (IPP), foi eleita a melhor atleta feminina pelo título nacional e pela medalha de prata das Universíadas na categoria -57 kg. O galardão da melhor equipa masculina foi atribuído ao Andebol da Associação Académica da Universidade do Minho, campeã Nacional Universitária pela sétima vez consecutiva e tetracampeã europeia universitária.



O Prémio Ética Desportiva, entregue pela FADU em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto, distinguiu ao Calendário Social da Secção de Judo da AAUM. O projeto pôs estudantes-atletas de judo a nu com vista à angariação de verbas para o Fundo Social de Emergência da UM. A este prémio, acresceu ainda o prémio PNED para a Investigação sobre Ética no Desporto, recebido por Márcio Pinto Domingues pelo trabalho “Desporto Jovem e Contextos de Prática. Significado Educativo e Social”.

Houve também espaço para o habitual agradecimento às entidades organizadoras dos campeonatos nacionais universitários concentrados e do 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol.

O momento final ficou marcado com os discursos dos presidentes da EUSA e da FISU, do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e da presidente da FADU. A 8ª Gala do Desporto Universitário – 25 anos da FADU encerrou assim as comemorações desta data marcante.

Fotografia: João Pedro Rocha
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?