Fórum FADU 2015 promoveu discussão sobre desporto universitário


Um ilustre painel de oradores reuniu mais de cinco dezenas de participantes no Fórum FADU 2015, que se realizou nos dias 30 de setembro e 1 de outubro no no Centro Ismaili de Lisboa. A discussão centrou-se nas questões do desporto universitário com vista à elaboração de estratégias para o seu contínuo crescimento.

O debate sob o tema “contributo do desporto universitário para o sistema desportivo” deu início ao Fórum FADU. Fernando Parente, dos serviços desportivos da Universidade do Minho, moderou o painel constituído pelos presidentes do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Ulisses Pereira, e pelo docente da Faculdade de Motricidade Humana e membro da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) Rui Claudino.

José Manuel Constantino afirmou que seria mais importante falar sobre o contributo das universidades e não do desporto universitário para o sistema desportivo. Já Ulisses Pereira destacou o projeto da Seleção Nacional Universitária nas Universíadas, que acabou por se concretizar e vencer a medalha de ouro na competição por vontade e ambição da FADU.



Para o presidente da FAP, seria positivo criarem-se clubes universitários para jogarem nas competições da federação, à semelhança das parcerias que já existem entre instituições de ensino superior e clubes, nomeadamente a Universidade do Minho e o Instituto Universitário da Maia.

Rui Claudino numa análise mais académica, projetou a FADU como uma organização, traçando as mais-valias da mesma e colocando novos desafios de crescimento para uma organização que se quer cada vez mais bem sucedida.
O segundo momento deste Fórum teve como tema principal um “novo paradigma de organização local e regional do ensino superior e o seu contributo para o desenvolvimento desportivo universitário”, que deu origem a duas mesas redondas: “U.Norte.pt” e “A Nova Universidade de Lisboa e o desporto universitário”.

No debate da região Norte, o ex-vice-presidente da FADU e bolseiro de investigação para a área do desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), João Ribeiro, assumiu o papel de moderador entre o Reitor da Universidade Do Minho, António Cunha, o Vice-Reitor da UTAD, António Silva, o representante da Universidade do Porto e diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida, e o representante da Associação Académica da UM e da própria UM, Fernando Parente. A estes juntaram-se também os presidentes da Federação Académica do Porto, Daniel Freitas, e o presidente da AAUTAD, André Coelho.



Os participantes falaram sobre o sucesso das parcerias entre IES, não só no desporto mas também em outras áreas. Há uma inevitável rivalidade na competição, mas é só mesmo dentro de campo.

Em suma, todos concordaram na existência de vantagens da colaboração para o desporto em cada uma das IES. Bruno Almeida referiu a candidatura de cada uma das três IES do Consórcio a eventos internacionais em 2018.

A segunda mesa redonda, incidente no desporto universitário na Universidade de Lisboa (UL) e no Estádio Universitário de Lisboa (EUL), teve como intervenientes os presidentes da Federação Académica de Lisboa, André Pereira, da Associação Académica da Universidade de Lisboa, João Pedro Vieira, e da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, Hugo Silva, moderados por Rafael Lucas Pereira.

Em discussão esteve a passagem do EUL para a UL, que consideram que causou uma perda de qualidade dos serviços. Debateu-se a missão do EUL e que a públicos deve atender e salientou-se o baixo custo que as academias de Lisboa têm na sua utilização, em comparação com as condições que devem ter as entidades externas no acesso ao EUL. Estas questões foram comparadas com realidades de outros pontos do país.



O segundo dia contou com a presença especial dos presidentes da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Claude-Louis Gallien, e da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek. Com eles, o presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, e Rui Bragança, estudante-atleta de Taekwondo na Universidade do Minho, discutiram as Carreiras Duais – Estatuto de Estudante-Atleta.

Moderados por Duarte Lopes, coordenador do grupo de trabalho das carreiras duais, que introduziu o tema ao falar sobre a realidade dos estudantes-atletas em alguns países. Claude-Louis Gallien fez uma apresentação em que abordou a evolução do paradigma das universidades, refletindo sobre o facto de os atuais estudantes serem agentes de mudança.

Rui Bragança falou da sua experiência pessoal, que considerou ser bem sucedida por estar numa universidade que apoia os estudantes-atletas. Aproveitou ainda o momento para referir exemplos de outros atletas. Por fim, discutiram-se os benefícios da existência de uma cultura desportiva em pessoas que irão ocupar cargos de decisão, o que lhes permitirá serem sensíveis aos problemas do desporto.



Após a apresentação das conclusões realizadas pelos preletores, Duarte Lopes, Pedro Gonçalves e Bruno Almeida, que serão brevemente disponibilizadas, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, encerrou o Fórum com um especial agradecimento aos oradores, moderadores e participantes. Destacou também a importância da participação e da dinamização destes momentos para a evolução do Desporto Universitário, salientando que tudo o que foi debatido e apresentado tem como intuito fundamental o de munir as estruturas que trabalham com o Desporto Universitário de mais meios e estratégias para crescerem e melhorarem.

O Fórum antecedeu a 8ª Gala do Desporto Universitário – 25 anos FADU, que decorreu à noite na Aula Magna da Universidade de Lisboa.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?