Daniel Monteiro eleito presidente da FADU para o mandato 2015-2017


Daniel Monteiro foi eleito, no passado dia 30 de setembro, presidente da FADU para o próximo biénio, encabeçando a lista única que concorreu ao ato eleitoral dos órgãos sociais da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) para o mandato de 2015-2017. Os novos órgãos sociais tomam posse na próxima terça-feira, dia 13, às 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O estudante do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa (IPL-ISCAL), afirma que este é “de um desafio ambicioso, que exigirá uma grande responsabilidade e dedicação de toda a equipa eleita. É por isso uma direção renovada, composta por pessoas experientes nas lides do associativismo e do desporto universitário”.

Daniel Monteiro irá presidir à nova direção, composta por Paulo Santos (Instituto Superior de Engenharia do Porto), no cargo de administrador, e tendo como vice-presidentes, Carlos Teixeira (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Filipa Braz da Silva (Universidade do Algarve), João Nascimento (Universidade de Aveiro), Nuno Novais (Universidade do Minho), Marianna Cardoso (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Pedro Sereno (Instituto Superior Técnico) e Sandra Vaz (Universidade do Minho).

A lista, que teve como mandatário o atleta paralímpico Jorge Pina, definiu como uma das principais prioridades do seu manifesto eleitoral a aposta no desporto adaptado. “Queremos proporcionar a jovens portadores de deficiência as condições para participarem e competirem no desporto universitário. A FADU tem também aqui um papel de responsabilidade em garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao desporto, promovendo a criação de hábitos de vida saudáveis e a integração de pessoas com deficiência na comunidade académica”, explica Daniel Monteiro.



A legislação do estatuto estudante-atleta mantém-se como um dos grandes objetivos a atingir. Para o antigo presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), é incompreensível que “após tanta reflexão e discussão em torno do estatuto de estudante-atleta, o mesmo ainda não seja uma realidade. Apesar de a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude ter constituído um grupo de trabalho para estudar a implementação de medidas de apoio à compatibilização da prática desportiva com a formação académica, a verdade é que o passo final, o de legislar, acabou por nunca ser dado. Assim que tal acontecer, estou certo que significará um passo de gigante na maior valorização e reconhecimento do desporto universitário junto da sociedade civil”.

O aumento do número de praticantes quer nas provas da FADU, quer na prática de desporto informal, através da “afirmação da FADU no contexto político-desportivo nacional, por meio da promoção do desporto universitário e de um maior envolvimento com as restantes federações desportivas, organizações, clubes e agentes do sistema político e desportivo nacional” é outra das bandeiras que a lista apresentou na candidatura a este mandato.

Por fim, a futura direção foca-se ainda no financiamento estatal à FADU. “Nos últimos dois anos assistimos a uma redução de financiamento por parte do Estado, completamente desproporcional à atual atividade e dimensão da FADU. Fazer muito com pouco tem sido prática corrente da vida desta instituição, mas chega a uma altura que os cortes se tornam insustentáveis tendo em conta aquilo que a FADU oferece e com a qualidade que o faz”, remata o dirigente.

A lista dos órgãos sociais para o mandato 2015-2017 assume a seguinte estrutura:

Presidente e Direção
Presidente Daniel Monteiro (IPL-ISCAL)
Administrador Paulo Santos (IPP-ISEP)
Vice-Presidentes Carlos Teixeira (UTAD)
Filipa Braz da Silva (U.Algarve)
João Nascimento (U.Aveiro)
Nuno Novais (U.Minho)
Marianna Ottati Cardoso (U.Porto-FADEUP)
Pedro Sereno (U.Lisboa-IST)
Sandra Vaz (U.Minho)

Mesa da Assembleia Geral
Presidente Carlos Videira (U.Minho)
1º Secretário Luís Pardal (UÉvora)
2ª Secretária Maria Inês Neri (UNL-FCM)

Conselho Fiscal

Presidente André Reis Silva (U.Aveiro)
Secretária Francisca Castelo-Branco Sousa (UBI)
Relatora Cátia Crespo (IPSetúbal)

Conselho de Disciplina
Presidente Diogo Nabais (Lic. Direito)
Vogais
José Miguel Albuquerque (Lic. Direito)
Ricardo Ezequiel (IPC-ISCAC)

Conselho de Justiça

Presidente Bruno Alves (Lic. Direito)
Vogais
Nuno Guerreiro (Lic. Direito)
Pedro Freitas (U.Lisboa-FDL)
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?