Desporto universitário com cinco nomeados para Melhores Desportistas do Ano na Gala da CDP

Das cinco categorias de Melhores Desportistas do Ano da 20ª Gala do Desporto 2015 da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), a FADU viu os seus estudantes-atletas, treinador e seleção, medalhados na 28ª Universíada de Verão, em Gwangju, serem nomeados em todas, no decorrer da apresentação pública, que decorreu ontem, dia 28, na Praça Central do Centro Comercial Colombo.

Filipa Martins, medalha de bronze no concurso de Trave, em Ginástica Artística, está entre as cinco nomeadas para Atleta Feminina, após nomeação da FADU e da FGP. Para além desta conquista, a estudante-atleta da Universidade do Porto (U.Porto) ganhou a medalha de ouro no concurso de paralelas assimétricas na Taça do Mundo de ginástica artística de Medellín, na Colômbia, em 2014, e duas medalhas de bronze na Taça do Mundo de Cottbus, na Alemanha, em 2015.

Joana Cunha, anterior estudante-atleta do Instituto Politécnico do Porto e atualmente da Universidade do Minho, surge entre as jovens promessas nomeadas. A vencedora da medalha de prata na categoria -57 kg de Taekwondo nas Universíadas é também campeã da Europa de sub-21. Joana Cunha é atual campeã nacional universitária da modalidade e recebeu, no passado dia 1 de outubro, o prémio de melhor atleta feminina na Gala do Desporto Universitário da FADU.

Na categoria de Atleta Masculino, surge Rui Bragança, atleta de Taekwondo (-58kg) e estudante de Medicina da Universidade do Minho. Atual número 3 do Ranking Olímpico, ganhou duas medalhas de ouro - no Campeonato da Europa Pesos Olímpicos em Nalchik, Rússia, e nos I Jogos Europeus de Baku – e a medalha de prata na 28ª Universíada de Verão. A nível nacional sagrou-se campeão nacional universitário de Taekwondo, na categoria de -63kg, pela Associação Académica da Universidade do Minho.

A equipa protagonista da medalha de ouro de Portugal nas Universíadas de Verão viu-se também entre os melhores do ano 2015. A Seleção Nacional Universitária de Andebol masculina, também campeã mundial universitária em 2014, surge assim numa lista de nomeados ao lado de Rolando Freitas, selecionador nas Universíadas, que também foi nomeado finalista na categoria de Melhor Treinador. Esta seleção recorde-se, também será homenageada nesta Gala pelo título alcançado em Gwangju.

Outros nomes com percursos no desporto universitário também marcam presença entre os nomeados, como Fernando Pimenta (medalha de ouro em  Canoagem, em k1 500m e k1 1000m nas Universíadas de Verão de 2013), Nelson Évora (medalha de ouro em Triplo Salto nas Universíadas de Verão em 2009 e 2011) e o treinador da mesma modalidade João Ganço. Esta é a primeira vez que o desporto universitário está representado nos cinco finalistas de todas as cinco categorias, após o processo inicial de nomeação por parte de cada federação desportiva. As votações do público decorrem agora online, através do link: http://galacdp.sapo.pt/votacao/

Os grandes vencedores vão ser conhecidos na 20ª Gala do Desporto, promovida pela CDP, que se vai realizar no próximo dia 11 de novembro, no Casino Estoril.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?