Grandes expectativas na apresentação das candidaturas aos Mundiais Universitários de 2018

Depois de apresentadas as candidaturas aos Campeonatos Mundiais Universitários de Corfebol, de Basquetebol 3x3 e de Ciclismo para o ano de 2018, foi agora tempo de as defender perante a Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) acompanhou as entidades candidatas a Bruxelas, onde as apresentações decorreram na passada terça e quarta-feira, dias 27 e 28.


"Voltámos de Bruxelas com a confiança redobrada na atribuição a Portugal dos três campeonatos do mundo universitários a que nos candidatámos", exalta o presidente da FADU, Daniel Monteiro.

Para Daniel Monteiro, as candidaturas enquadram-se na estratégia da FADU, trazendo benefícios “para os atletas, que têm a oportunidade de competir a um nível elevado, o que é fundamental que aconteça durante o seu processo de formação desportiva, e para o desporto nacional em geral que, através do desporto universitário, ganha visibilidade e se potencia a nível internacional. É também importante para o país pelo impacto económico que um evento desta dimensão proporciona".

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e a UTAD estreiam-se na candidatura a organizações internacionais com a modalidade de Corfebol. “Houve uma motivação clara e primordial que era reforçar o desporto universitário na UTAD, trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido pela AAUTAD e pelos Serviços de Ação Social da UTAD”, explica o presidente da AAUTAD, André Coelho.

“A apresentação correu bem e regressámos com as expectativas muito elevadas, porque se recebermos este evento, será o 1º CMU de Corfebol e o primeiro da Academia transmontana. Será por isso histórico para Portugal também”, conclui.



A Federação Académica do Porto (FAP), a Universidade do Porto (U.Porto) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) ambicionam organizar o CMU de Basquetebol 3x3. Depois de uma parceria bem sucedida na organização do CMU de Voleibol de Praia, em 2014, que recebeu o prémio de Melhor CMU pela FISU, as três entidades do Porto voltaram a unir-se em volta do desporto universitário.

“Consideramos muito positiva a experiência da candidatura ao CMU de Basquetebol 3x3. Em termos de apresentação correu tudo bem e estivemos ao nível das expectativas geradas pelos detentores do título de Melhor Mundial Universitário de 2014. Uma vez que esta é a primeira vez que concorremos a nova prova depois da atribuição de tal galardão, estamos confiantes que este seja um dos fatores decisivos para trazer o Basquetebol 3x3 para a cidade invicta em 2018”, afirma o presidente da FAP, Daniel Freitas.



Depois de cinco organizações de mundiais universitários, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a UM candidataram-se desta vez à modalidade de Ciclismo. O presidente da AAUM, Carlos Videira, regressou a Portugal “otimista e muito motivado”.

“Esta candidatura é muito importante para a AAUM e a UM porque é totalmente diferente do paradigma das nossas organizações anteriores que decorriam sobretudo em contexto de pavilhão. Com esta candidatura queremos contribuir para a promoção da modalidade, contribuir para o seu crescimento em contexto de desporto universitário e reforçar a nossa ligação ao meio envolvente porque não tenho dúvidas que esta será uma competição com grande impacto na comunidade local”, conta.

As atribuições vão ser conhecidas no início de dezembro. Desde 1996, Portugal já acolheu nove CMU’s. O ano de 2018 é também o dos Jogos Europeus Universitários, organização atribuída à FADU e às entidades de Coimbra – Associação Académica de Coimbra, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal – em abril de 2014.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?