Estatuto de estudante-atleta tem de ser uma realidade no ensino superior


O reconhecimento por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) da importância da prática desportiva dos seus estudantes é uma prioridade para a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e, no dia de comemoração dos 53 anos do Dia do Estudante, isso não pode ser esquecido.

Para além de solidária com as reivindicações do movimento associativo nacional, a FADU destaca também, no Dia do Estudante, uma das suas grandes batalhas, a de garantir que todos os estudantes do ES tenham acesso e condições para participar no desporto universitário, independentemente da sua instituição de ensino.

“As instituições de ensino devem ter a preocupação de implementar o estatuto de estudante-atleta adequado às necessidades do estudante e que permita conjugar o percurso académico com uma prática desportiva ativa”, defende a presidente da federação, Filipa Godinho.

Ainda que este seja um objetivo dos estudantes, Filipa Godinho destaca os benefícios que as próprias instituições podem alcançar com a participação no desporto universitário. “Existem também várias IES que se potenciam e elevam o seu nome através do desporto, quer a nível nacional, quer internacional”, afirma, destacando o facto de o prémio de melhor universidade europeia no desporto universitário ter sido atribuído a universidades portuguesas nos últimos quatro anos.

Esta ambição da FADU já foi estabelecida há algum tempo e gradualmente muitas IES foram sensibilizadas. “Muito trabalho já foi feito e, aos poucos, vamos ganhando pequenas batalhas. Acredito que estamos num bom caminho”, acrescenta Filipa Godinho.

A presidente da FADU vai estar presente no lançamento do Livro Branco do Desporto, que vai decorrer em Braga hoje, dia 24, com a presença do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?