“Idea Labs” promove ideias para problemas do desporto universitário


Estudantes e dirigentes de Associações Académicas e de Estudantes (AAEE) discutiram os problemas do desporto universitário e estratégias para a afirmação deste sistema junto das Instituições de Ensino Superior (IES), durante o “Idea Labs”, que decorreu no passado sábado, dia 11, no centro Ismaili.

A iniciativa, com o tema “Os Jovens e o Desporto Universitário”, foi organizada pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) e promovida pela Agência Nacional Erasmus + no âmbito da Semana Europeia da Juventude, com o objetivo de estruturar ideias que vão ser posteriormente apresentadas à Comissão Europeia, em Bruxelas.

A sessão iniciou-se com a apresentação e as expectativas dos participantes e com a exposição do programa e objetivos desta atividade. A Presidente da FADU, Filipa Godinho, falou sobre a realidade do desporto no ES a nível nacional e europeu, rematando com algumas perguntas e desafios para enriquecer a discussão.

Os trabalhos seguiram sob a orientação do chefe da Missão Portuguesa nas Universíadas de Verão, em 2009 e 2011, Duarte Lopes, formador convidado que se veio a revelar um contributo essencial dada a sua vasta experiência no contexto do desporto universitário atual e o seu conhecimento da realidade europeia.



Em análise esteve a realidade do desporto no ES em Portugal, fazendo o paralelismo com a realidade europeia, o reconhecimento por parte das IES, os atuais problemas relacionados com a saúde e prevenção, as soft skills e valores, o aumento da participação de recreação e lazer, como evitar a desistência no ensino superior e subsequentemente no desporto, e a certificação académica da prática.

A discussão continuou ainda sobre o aumento da prática dos clubes e das universidades, o aumento da prática desportiva no género feminino, a comercialização do desporto e as oportunidades perdidas, e a falta de relação entre o Desporto Escolar, Universitário e Federado.

De todas as ideias, o enfoque foi para o reconhecimento do desporto no ES, da motivação para a prática e para a planificação do desenvolvimento desportivo – planeamento estratégico.

O trabalho decorreu em grupos e foi determinante para encontrar soluções aos problemas identificados, surgindo ideias de resolução e culminando na metodologia design thinking para alcançar o objetivo final do “Idea Labs”. Os participantes discutiram e construíram as suas ideias, explicando visualmente as metodologias.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?