Um ano de mandato: Filipa Godinho em entrevista

8 de janeiro de 2014 foi a data de Tomada de Posse da Direção da FADU, encabeçada por Filipa Godinho. Após um ano, a Presidente da FADU, em seu nome e da sua equipa, respondeu a algumas questões e faz o balanço dos factores mais relevantes do seu mandato, mas também do seu percurso pessoal e profissional.

“Hoje tenho a capacidade, a audácia e a confiança que este projeto merece”
Há um ano atrás, esta foi a forma como, no teu discurso de Tomada de Posse como Presidente da FADU, descreves-te o sentimento ao agarrar este desafio. Após um ano, qual a tua motivação relativamente ao papel que desempenhas e a qual a exigência que este pressupõe?
Passado um ano, a motivação é ainda maior, bem como a exigência. Este período de aprofundamento do conhecimento da realidade interna da estrutura, permite-me hoje identificar claramente quais os desafios, as barreiras e as dificuldades e, paralelamente, identificar os pontos fortes e potenciá-los. Esta é uma estrutura extremamente vasta. Atuamos em três áreas estruturais, o Ensino Superior, o Desporto e a Juventude, que se ligam a inúmeras outras e portanto só pode requerer uma grande exigência e empenho.

Por exemplo?

Neste primeiro ano, juntamente com a restante direção, foi possível limar algumas arestas, bem como testar novos modelos, não só internamente, ao nível do funcionamento, como externamente, no caso do modelo competitivo universitário e da Plataforma da FADU, sempre com o intuito de adequar às necessidades diárias do core business da FADU, o desenvolvimento da atividade nacional. Após esta fase inicial de desenvolvimento, entendo que estas medidas começam a dar frutos e que o resultado será muito positivo.

No panorama internacional, continuamos bastante ativos a nível mundial e permanecemos no topo da organização e participação europeia. Face à dimensão do nosso país e dos recursos disponíveis, sobretudo financeiros, somos conhecidos por “fazer muito com pouco”. Particularmente no que toca à organização de eventos, Portugal tem-se destacado pelo rigor, qualidade e envolvimento. Isto é possível, devido a todo o trabalho que é diariamente interligado com todas as estruturas que participam, colaboram e trabalham e que fazem parte do universo da FADU. Perante esta amostra do grande potencial que o desporto universitário tem, só poderia estar extremamente motivada para que este segundo ano seja ainda melhor e mais marcante que o primeiro.

Incontornável, este ano, vai ser o destaque à comemoração do 25º Aniversário da FADU, no qual pretendemos reconstituir muito daquele que foi o percurso da FADU até agora e que certamente também ajudará a uma melhor projeção do futuro.



Na tua opinião, como vês a evolução da FADU e do Desporto Universitário? O que falta mudar?
O desporto Universitário tem um potencial enorme. Afirmo isto, pela sua capacidade de se interligar com os vários níveis, vertentes e áreas do desporto em Portugal.

Acredito que podemos ser um vetor fulcral no quadro do sistema desportivo nacional. Durante o percurso educativo que cada indivíduo percorre, estou certa que surgirá a oportunidade de relacionamento e desenvolvimento com cada uma das modalidades, sendo certo que a ligação com cada desporto surge bem mais cedo e daí entender que o desporto escolar tem igualmente um papel fundamental.

Por estas razões acredito também que, no dia em que o sistema desportivo entender este papel importante de ligação entre a educação e o desporto, sairemos todos a ganhar e o desporto escolar e universitário irão finalmente ser potenciados como realmente merecem.

Uma das grandes batalhas com a qual a FADU também se tem vindo a encarar, é a sensibilização das instituições de ensino superior, facto que entendo que gradualmente tem vindo a ser conseguido. Há já uma visão abrangente da importância do desporto, com preocupação em instituir o estatuto de estudante-atleta adequado às necessidades e que permitam conjugar o percurso académico, com uma prática desportiva ativa. Existem também várias Instituições de Ensino Superior que se potenciam e elevam o seu nome através do desporto, quer a nível nacional, quer internacional. Acredito que estamos num bom caminho. Este é sem dúvida um trabalho contínuo, iniciado há muito tempo e que se vai prolongar, mas aos poucos vão-se “ganhando” batalhas importantes em prol da dignificação do papel do estudante, do praticante e do atleta.

Há ainda uma área de intervenção que entendo que deve ser rapidamente sinalizada, para que o desporto universitário possa demonstrar a sua real extensão – a atividade interna desenvolvida dentro das instituições de ensino superior pelos seus vários intervenientes, em grande parte pelas suas Associações Académicas e de Estudantes. Infelizmente ainda não nos foi possível quantificar e mapear toda esta atividade. Estamos agora com um projeto em curso que poderá auxiliar a esta identificação, mas para percebermos esta dimensão do desporto universitário, vamos precisar que haja um trabalho global e partilhado de identificação e registo.



Qual o projeto que se tornou/torna mais desafiante deste primeiro ano de mandato?
Acho que o trabalho de Presidente e de toda a equipa é diariamente desafiante. Se por um lado, ter uma direção que provém das várias academias do país, é extremamente rico e pode congregar diferentes pontos de vista e formas de funcionar que enriquecem toda a estrutura, por outro a distância e a dificuldade de estarmos em vários momentos onde somos precisos, leva-nos a ter de criar “mil e uma” estratégias e descobrir todos os métodos possíveis e formas de corresponder com estas necessidades, que nem sempre é fácil. Mas como se costuma dizer “se fosse fácil não tinha piada”. Este é sem dúvida, de uma forma mais geral, um grande desafio com que toda a direção está comprometida.

Destaco particularmente o trabalho em volta do Estatuto Estudante-Atleta que, por sua vez, agrega outros pontos importantes como é o caso do seguro escolar e desportivo.

Mais difícil que alterar metodologias é alterar mentalidades. Temos procurado provocar e captar a atenção para o tema. Ambas as Secretarias de Estado, do Desporto e Juventude e do Ensino Superior, bem como, diversas estruturas que de alguma forma se interligam à temática das carreiras duais, têm já vindo a trabalhar neste assunto com a FADU, conseguindo sensibilizar cada vez mais o nosso universo para o tema. Há já alguns progressos, no entanto, ainda pouco efetivos para o objetivo fundamental.

Há vários anos ligada ao associativismo, que impacto esse facto teve na tua vida pessoal e profissional, até hoje?
Acho que já se vai tornando difícil de imaginar uma realidade que não seja aquela com que me deparo hoje em dia. Com a sorte mas também com o empenho, dedicação e mérito que acredito serem necessários, tive a possibilidade de construir este meu percurso paralelo à minha formação académica. Sendo o desporto uma área que sempre me conquistou, fui-me desafiando para vários papéis dentro do associativismo, sobretudo ligados a esta área.

Acho que de nenhuma outra forma conseguiria, com 25 anos, ter passado por todas as experiências e responsabilidades que já passei, e com as quais ainda me deparo, sem ser através do associativismo.

Sou, sem dúvida, uma pessoa e uma profissional mais completa a todos os níveis. Independentemente do que isso se possa vir ou não a traduzir no meu futuro profissional, não me arrependo em nada, das inúmeras horas despendidas em prol dos vários papéis que tive e ainda tenho no associativismo juvenil.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?