Encontro Nacional de Gestores Desportivos Universitários em Évora

A convite da Universidade de Évora e dos seus serviços desportivos, a FADU esteve presente no Encontro Nacional de Gestores Desportivos Universitários, que decorreu em Évora, nos dias 22 e 23 de janeiro.

Entre mais de 20 participantes, estiveram representadas 12 entidades diferentes do Desporto Universitário, num momento de formação, partilha de boas práticas e discussão sobre modelos de gestão desportiva. Para além dos participantes e palestrantes, estiveram também presentes elementos da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão de Desporto.

A sessão de abertura teve a presença, na qualidade de anfitriã, da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, bem como da presidente da FADU, Filipa Godinho, que na sua mensagem de abertura, agradeceu o contributo destes encontros para se poder fazer mais e melhor Desporto Universitário.



Na primeira tarde de trabalhos, o painel foi conduzido por Augusto Paulo (AAUAv) e Cândida Bairrada (IPLeiria), apresentando duas realidades distintas quanto à gestão desportiva – pelas Associações ou pelas Instituições. Augusto Paulo apresentou o trabalho feito pela academia de Aveiro, com especial atenção para as suas provas internas, já no caso do Politécnico de Leiria, Cândida Bairrada apresentou a estrutura e trabalho dos Serviços de Ação Social.

Em seguida debateram-se as práticas apresentadas, não só pelos oradores mas, tendo essas apresentações como ponto de partida, também as realidades dos restantes elementos presentes foram partilhadas.

Na manhã de 23 de janeiro, Amadeu Portilha, Presidente da APOGESD, teve uma intervenção muito focada na realidade do Município de Guimarães, onde é Vereador com a pasta do Desporto, mas também alargada às políticas desportivas nacionais, nomeadamente em relação à construção e gestão de instalações para a prática desportiva.

Interveio também o Presidente da AGDESP, Duarte Lopes, com a apresentação desta entidade, os seus objetivos e resumo histórico. Foi ainda traçado um retrato geral da forma como se estrutura o Desporto Universitário em Portugal. Ambas as intervenções motivaram o debate sobre alguns temas de importância para os participantes.

À tarde, Bruno Almeida, diretor do Centro Desportivo da Universidade do Porto, focou a sua apresentação na organização de Eventos internacionais, baseando-se nos Campeonatos Mundiais Universitários de Rugby 7s (2010) e de Voleibol de Praia (2014), realizados na cidade do Porto, e nos projetos de voluntariado associados aos eventos.

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?