CNU Natação Piscina Curta: U.Porto volta a vencer



A Piscina Municipal da Senhora da Hora recebeu a prova de Natação em Piscina Curta, uma competição organizada pela Universidade do Porto. A equipa da casa voltou a conquistar o título de Campeã Nacional Universitária.

A competição começou por volta das 14h, com 122 atletas a participarem e com as bancadas do complexo bem compostas para assistirem a esta prova do Desporto Universitário.

Nos 50m livres, no feminino, foi Rosa Oliveira (AAUBI) a conquistar o Ouro, seguida por Ana Beatriz Silva (AAUAv) e por Rita Leitão (NOVA), que conquistaram a medalha de Prata e de Bronze, respetivamente. Na mesma prova, no masculino, o minhoto Rafael Ribas ocupou o 1º lugar, João Santos (AAUv) ficou na 2ª posição e no último lugar do pódio ficou João Moreira (AAC).



Nos 100m do mesmo estilo, Soraia Ribeiro (IPP) sagrou-se Campeã Nacional Universitária, Andreia Gomes (U.Porto) foi Vice Campeã e Ana Beatriz Silva (AAUAv) voltou a subir ao pódio, desta vez para ocupar o último degrau. No masculino, o vitorioso foi Miguel Passos (AAUM), 2º foi João Martins Santos (AAUAv) e Rafael Lages Ribas (AAUM) fechou o top 3 desta prova.

Já nos 400m livres, apenas três meninas competiram, com Sofia Silvestre (NOVA) a levar a melhor sobre Ana Sofia Fernandes (AAUM) que ficou em 2º lugar e Daniela Pinto (U.Porto) que ocupou a 3ª posição.



No estilo costas na prova de 50m femininos, Patrícia Mendes (AEFFUL) saiu vitoriosa, seguida por Alexandra Oliveira (U.Porto) e por Tatiana Santos (AAC), respetivamente. Gonçalo Gregório (NOVA) foi o Campeão no masculino, com Job Silva (aeISEP) a conquistar a Prata e André Vaz (AAC) a garantir o Bronze.

Nos 100m femininos a primeira a concluir a prova foi Marta Abreu (U.Porto), Patrícia Mendes voltou ao pódio para ocupar o 2º lugar e a 3ª posição ficou para Soraia Rolim (AEISCSEM). No masculino, Diogo Carvalho (AAC) e o colega André Vaz ficaram com os dois primeiros lugares do pódio e a Job Silva com a medalha de Bronze.



Seguindo para o estilo bruços, nos 50m femininos, a vencedora foi Ana Teresa Franco (AEISEG), acompanhada por Paula Oliveira (U.Porto) no 2º lugar e Rosa Oliveira (AAUBI) na 3ª posição. Nos rapazes, Sérgio Silva (U.Porto) recebeu a medalha de Ouro e da AAC Miguel Oliveira e João Lucas conquistaram a Prata e o Bronze, respetivamente.

No mesmo estilo mas na prova de 100m femininos, foi também Ana Teres Franco a arrecadar a medalha de Ouro, Rita Leitão (NOVA) ficou em 2º lugar e Paula Oliveira (U.Porto) em 3º. No masculino, também Sérgio Silva voltou a conquistar o 1º lugar, com Pedro Ribeiro (NOVA) e João Pedro Veiga (AAC) a ficarem na 2ª e na 3ª posições.

Na competição de Mariposa feminina, Ana Margarida Rodrigues (AAUAv) venceu o Ouro tanto na prova de 50m como na de 100m. Na primeira, Cláudia Costa (AEISEG) e Ana Luísa Rojão (IPG) ficaram nos dois lugares seguintes e, na segunda prova, foram Soraia Ribeiro (IPP) e Andreia Gomes (U.Porto) que conseguiram as medalhas de Prata e de Bronze, respetivamente.



Nos 50m masculinos deste estilo, o vencedor foi Carlos Santos (AEISMAI), seguido por João Lucas (AAC) e João Santos (U.Porto), que acabou por conquistar o Ouro na prova de 100m. A Prata foi entregue a João Moreira (AAC) e o Bronze a Emanuel Pinho (U.Porto).

Marta Abreu voltou a subir ao pódio para receber a medalha de Ouro da prova de 200m estilos, enquanto Sofia Silvestre (NOVA) conquistou o 2º lugar e Tatiana Santos (AAC) o 3º. No masculino, o Campeão foi Diogo Carvalho (AAC), o Vice-campeão foi João Santos (AAUAv) e a fechar o pódio ficou Diogo Ramos (U.Porto).

As últimas provas da tarde foram as estafetas 4x50m livres e 4x50m estilos, em ambos os géneros. Nas duas competições, no feminino, duas equipas da Universidade do Porto ocuparam o 1º e o 3º lugar, enquanto a medalha de Prata foi entregue ao grupo da Universidade Nova de Lisboa 1. No masculino, foi a equipa A da AAC a vencer, seguida pela Universidade do Porto A. Na estafeta de livres foi a equipa 2 da Universidade Nova de Lisboa a arrecadar a medalha de Prata, mas na de estilos foi a equipa 1 da mesma instituição a ficar no 2º lugar.



A fechar a tarde de competição, foram atribuídos os troféus coletivos, sendo a Universidade do Porto, novamente, Campeã Nacional Universitária, a Universidade Nova de Lisboa é agora Vice-Campeã e a Associação Académica de Coimbra ocupou o 3º lugar da classificação.

De destacar também que durante o CNU Natação em Piscina Curta foram também batidos 2 Recordes Nacionais Universitários no masculino por Diogo Carvalho (AAC) nas provas de 100m Costas e 200m Estilos e outros 2 no feminino por Rosa Oliveira (AAUBI) nos 50m livres e por Marta Abreu (U.Porto) nos 200m Estilos.

Universidade do Porto e Matosinhos Sport na organização do CNU


Durante a tarde de competição, estiveram presentes na Piscina Municipal da Senhora da Hora o Pró Reitor da Universidade do Porto, Fernande Remião, e da Matosinhos Sport, Emanuel Neves.


Fernando Remião, Pró Reitor Universidade do Porto

O professor Fernando Remião mostrou-se bastante satisfeito com a organização do evento, salientando que “este é um exemplo do incentivo que se deve dar aos jovens para que este entendam o desporto como uma forma de vida, que se vai refletir em toda a sua atividade futura, seja profissional ou desportiva”.

“O Desporto Universitário promove valores que todos devemos prezar porque vivemos num mundo onde muitas vezes são ultrapassados os níveis éticos de competição e aqui isso não acontece, há um maior fair play e ética desportiva”, explicou o Pró Reitor.

Quanto à vitória da Universidade do Porto no Troféu Coletivo, Fernando Remião não esconde o contentamento. “Claro que ficamos satisfeitos por vencer e a instituição só se pode orgulhar deste tipo de prova. Vamos organizar quantas pudermos!”, concluiu.


Emanuel Neves, Matosinhos Sport

Já Emanuel Neves, que foi também atleta de pólo aquático no DU, destaca o facto de “competições como esta trazerem ao município de Matosinhos muitos jovens, o que acaba por ser uma forma de divulgar as instalações desportivas e a sua qualidade”.

O representante da Matosinhos Sport considera que estas provas “são muito proveitosas, apesar de nem ser fácil apoiar todas as competições que são sugeridas devido aos elevados custos de manutenção das piscinas”.

“Esta foi realmente uma competição excelente e muito bem organizada”, rematou.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?