Cerimónia de Entrega das Bolsas de Educação dos Jogos Santa Casa



Decorreu esta manhã, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, a Cerimónia de Entrega das Bolsas de Educação Jogos Santa Casa aos atletas do programa de preparação Paralímpica Rio 2016, programa de preparação Surdolímpica Ancara 2017 e programa Olímpico Rio 2016.

No evento marcaram presença a Presidente e o Secretário-geral da FADU, Filipa Godinho e Manuel Veloso, respetivamente.

A cerimónia abriu com os testemunhos do atleta paralímpico, Carlos Lopes, e do Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, João Neto, que também participou nos Jogos Olímpicos de Atenas e de Pequim. Os dois atletas falaram sobre a necessidade de conciliação do percurso acadêmico e de alto rendimento, representando exemplos de que o desporto pode contribuir para uma formação enriquecedora para além do que é possível aprender durante a licenciatura.

Seguiu-se um breve discurso do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, que realçou a importância deste programa e deste género de investimento para o sucesso dos atletas a nível académico e desportivo.

Humberto Santos expressou ainda que a sua vontade é que os recursos disponibilizados contribuam para a realização dos sonhos destes atletas, esperando poder voltar a entregar estas bolsas a mais atletas no próximo ano.



Já o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, realçou os testemunhos deixados pelos atletas, que ilustram bem de que forma é possível conciliar o percurso desportivo e o percurso acadêmico e atingir o sucesso.

José Manuel Constantino destacou também que as preocupações de conciliar estas duas vertentes são também um foco de atenção por parte da Presidente da FADU, Filipa Godinho.

O Presidente do COP aproveitou ainda o momento para deixar uma palavra de motivação aos atletas para que continuem a conciliar a sua vida desportiva com a sua formação.

José Manuel Constantino terminou a sua intervenção, agradecendo o apoio à Santa Casa da Misericórdia, passando a palavra ao Vice Provedor da instituição, Fernando Paes Afonso.

O Vice Provedor enalteceu o empenho dos estudantes atletas, referindo que são um verdadeiro exemplo de dignidade e espírito de sacrifício na busca pelo sucesso nas duas áreas.

A encerrar a cerimónia, foram entregues as bolsas a 42 atletas, sendo 5 provenientes do CPP e 37 do COP. Destaque para os atletas que participam ou participaram em provas do Desporto Universitário nacional e além-fronteiras, em Campeonatos Europeus e Mundiais Universitários e nas Universíadas de Verão. São eles: do Atletismo, Irina Rodrigues e Patrícia Mamona (medalha de prata nas Universíadas 2011), da Canoagem, Maria Cabrita, do Judo, Ana Cachola (medalha de bronze nas Universíadas 2009), do Rugby Bernardo Cardoso, João Lino e João Maria Silva (todos com participação no CMU 2012) e, do Taekwondo, Rui Bragança (medalha de ouro no CEU 2011, de prata no CEU 2009 e de bronze no CEU 2013), Mário Silva (medalha de ouro no CEU 2011), Júlio Ferreira (medalha de ouro no CEU 2013), Jean Michel Fernandes (medalha de prata no CEU 2011) e Joana Cunha.
e-max.it: your social media marketing partner
 

Apoios Institucionais

Governo Português
IPDJ

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

COSMOS
CISION

Membro

FISU
EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

Avenida Professor Egas Moniz
Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1
1600-190 - Lisboa

e: fadu@fadu.pt
t: (+351) 21 781 81 60
f: (+351) 21 781 81 61

Newsletters

Social

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?