19ª Gala da CDP: Três homenagens ao Desporto Universitário



A 19ª edição da Gala da Confederação de Desporto de Portugal (CDP) teve lugar ontem, dia 12, no Casino Estoril, subordinada ao tema “O Desporto depois de Abril”. Entre outros importantes prémios, a CDP homenageou três agentes do Desporto Universitário.

A CDP junta, todos os anos, várias entidades e personalidades do mundo do desporto português numa noite de homenagem aos melhores do ano. Esta edição evocou os 40 anos do 25 de Abril de 1974, um acontecimento que teve repercussões profundas em toda a sociedade portuguesa e também no Desporto.

Na Gala estiveram presentes a Presidente e o Administrador da FADU, Filipa Godinho e Hugo Carvalho, e o Secretário-Geral e o Diretor Desportivo, Manuel Veloso e Paulo Oliveira, respetivamente.



Ao nível do Desporto Universitário, a cerimónia ficou marcada pela entrega de três distinções a agentes que, de alguma forma, se destacaram na época desportiva 2013/2014.

Na categoria de medalhados internacionais, Júlio Ferreira, atleta da Associação Académica da Universidade do Minho, foi homenageado pela conquista da medalha de ouro -74kg no Campeonato Europeu Universitário de Taekwondo 2013. Fernando Parente, Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, subiu ao palco para receber a homenagem ao atleta.

Gabriel Oliveira, Selecionador Nacional Universitário no Mundial Universitário de Andebol 2014, recebeu a homenagem, em nome de toda a equipa, pela conquista do título de Campeão Mundial Universitário de andebol masculino.



Como é habitual, na Gala são também entregues os prémios de Mérito Desportivo-Personalidade do ano, uma homenagem que procura reconhecer o desempenho daqueles que mais se destacaram em cada modalidade desportiva. Este prémio é atribuído pela CDP por indicação das federações e, este ano, a Direção da FADU decidiu homenagear a Federação Académica do Porto (FAP).

2014 é o ano em que a FAP comemora 25 anos de existência, uma estrutura que teve repercussões significativas em toda a comunidade académica e no Desporto Universitário, tendo tido um importante contributo como entidade fundadora da FADU em 1990.

Este é um reconhecimento à origem, história e atualidade da FAP e de todos os seus dirigentes e agentes. Destaque para a organização, desde a sua origem, dos Campeonatos Académicos do Porto, mas também muitas outras iniciativas no âmbito da promoção do Desporto, na sua dimensão socioeducativa, desde atividades recreativas a ações de formação valorizando o papel dos dirigentes e voluntários.



A FAP evidenciou ainda a sua capacidade de organização de grandes eventos do Desporto Universitário com a organização do maior evento nacional, as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, e duas grandes competições internacionais, os Campeonatos Europeu e Mundial Universitário de Voleibol de Praia, em 2013 e em 2014, respetivamente, provas que tiveram um sucesso reconhecido por todos.

Quanto aos prémios mais aguardados da noite, pelo terceiro ano consecutivo, o ciclista Rui Costa venceu o prémio de Atleta Masculino do Ano e, no setor feminino, o prémio de Atleta do Ano foi para a judoca Telma Monteiro.
A Seleção de Ténis de Mesa arrecadou o prémio de Equipa do Ano e o seu Selecionador, Pedro Rufino, conquistou o galardão de Treinador do Ano.

Também para o ciclismo foi o prémio de Jovem Promessa, atribuído a Ivo Oliveira.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?