Coimbra e Minho, os mais premiados da 7ª Gala do Desporto Universitário



O Teatro Thalia, em Lisboa, foi ontem palco da 7ª edição da Gala do Desporto Universitário, organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). Na celebração de mais uma época do Desporto Universitário em Portugal, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Associação Académica de Coimbra (AAC) foram as grandes vencedoras da noite.

A Gala do Desporto Universitário é um evento considerado por muitos como o culminar de todos os bons momentos da época no Desporto Universitário nacional, homenageando e reconhecendo todos os que contribuíram para o desenvolvimento do desporto no ensino superior.

Na entrega dos prémios “Melhor do Ano”, o destaque vai para a Academia Minhota já que conquistou três prémios, das cinco categorias.

O galardão de Melhor Treinador do Ano foi atribuído a Gabriel Oliveira, treinador da equipa de andebol da AAUM e Selecionador Nacional Universitário da modalidade.

A Melhor Equipa masculina foi a formação de Andebol masculino também da AAUM, pela conquista dos títulos universitários de Campeão Nacional e Campeão Europeu.

Também para o Minho, foi o prémio de Melhor Atleta masculino, conquistado por Fábio Vidrago, Campeão Nacional, Europeu e Mundial Universitário de Andebol masculino e considerado o Melhor Jogador e Melhor Marcador da modalidade nos Jogos Europeus Universitários (EUG). Em representação, recebeu o Treinador e Selecionador Nacional, Gabriel Oliveira.

Já o prémio de Melhor Atleta feminina foi atribuído a Ana Moura, atleta de Badmínton da Académica de Coimbra, pelo seu título de Campeã Nacional Universitária e pela medalha de Bronze conquistada na prova de singulares femininos nos EUG 2014. Em representação, recebeu o irmão da alteta, Daniel Moura.

Também para a AAC foi o galardão de Melhor Equipa feminina, ganho pela equipa de Futsal, Campeã Nacional Universitária e 7ª classificada nos EUG 2014.



Houve momento também para os habituais discursos, desta feita, do Exmo. Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, e da Presidente da FADU, Filipa Godinho.

Estes discursos ficaram marcados pelos “desafios lançados”, proferidos pelas três individualidades, mostrando a “vontade e motivação de continuar a trabalhar para fazer mais e melhor”, como referiu Filipa Godinho.

José Ferreira Gomes, por seu lado, elogiou o sucesso que a FADU tem tido no meio académico português e também além-fronteiras e afirmou “ainda há muito a fazer, porque este trabalho só acaba quando todos os 400 mil estudantes estiverem envolvidos no Desporto Universitário”.



Durante a Gala foram também homenageados os medalhados dos eventos internacionais e as Comissões Organizadoras dos cinco grandes eventos desportivos realizados, este ano, em Portugal, tanto a nível nacional como internacional.

A FADU atribuiu também os já habituais Galardões Prestígio, dando destaque, esta época, ao trabalho do Dr. Carlos Magalhães, membro da Comissão Médica da Federação Internacional do Desporto Universitário, e às duas estruturas regionais que organizam os Campeonatos Académicos do Porto e os Campeonatos Universitários de Lisboa, a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL) e a Federação Académica do Porto (FAP).

Tempo ainda para entregar o Prémio Ética Desportiva, em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto, atribuído, este ano, aos voluntários das cinco grandes competições que tiveram lugar em Portugal e dos Jogos Europeus Universitários, pelo seu trabalho e dedicação ao desporto Universitário.

A 7ª Gala do Desporto Universitário foi ainda o momento da entrega do Troféu Universitário de Clubes à Universidade do Porto, que arrecadou um total de 5729 pontos em todas as provas oficiais da FADU na época 2013/2014. Este troféu foi recebido pelo Pró-Reitor da Universidade do Porto, Fernando Remião.



No final da cerimónia, seguiu-se um jantar volante no exterior do Teatro Thalia, encerrando a noite da melhor forma, com o convívio e partilha entre as várias entidades e personalidades que, de uma forma ou de outra, integram o Desporto Universitário.
e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?