Portugal conquista a Europa!



Hoje é um dia de festa para o Desporto Universitário Português! Coimbra venceu a candidatura à organização dos Jogos Europeus Universitários – EUSA Games 2018.

A decisão foi tomada pelo Comité Executivo da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), em Denizli, na Turquia. Coimbra conquistou a organização do maior evento do Desporto Universitário a nível europeu, superando a cidade de Tampere, na Finlândia.

Antes do anúncio da decisão, as cidades candidatas à organização dos EUSA Games 2018 apresentaram as suas candidaturas na Assembleia Geral perante os membros da EUSA, Comité Executivo e federações nacionais de desporto universitário.



No final da Gala da EUSA onde foi anunciada a candidatura vencedora, decorreu a assinatura do Contrato de Atribuição do Evento entre a EUSA, representada pelo Presidente Adam Roczek e pelo Secretário-Geral Matjaz Pecovnik, e a Entidade Candidata, representada pela Presidente da FADU, Filipa Godinho, pelo Presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado, pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado. A Comitiva Portuguesa contou ainda com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.

Este foi o culminar de uma noite onde Portugal foi reconhecido pelos méritos alcançados em 2013. No decorrer da cerimónia foi entregue o prémio de Melhor Universidade Europeia à Universidade do Minho, representada no evento pelo Reitor António Cunha e pelo Presidente da Associação Académica Carlos Videira, que terminaram o ano de 2013 na liderança do ranking de participações e resultados.



A FADU trouxe também para Portugal o prémio de Federação Mais Ativa, recebido pela Presidente da FADU, Filipa Godinho, resultado do nível de participações e organizações em eventos da EUSA.

Num momento de grande importância para o Desporto Universitário Português, a Presidente da FADU Filipa Godinho dirigiu algumas palavras a todos os que contribuíram para o engrandecimento de Portugal além-fronteiras.

Caros colegas e amigos,

Hoje alcançamos o resultado de um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos. Portugal tem tido um papel muito ativo no Desporto Universitário Europeu e, agora, com a construção de uma candidatura forte e consistente, os objetivos foram atingidos.

Este é apenas o início de um longo percurso, que será traçado com o forte apoio das várias estruturas envolvidas. Este compromisso foi fortemente expresso na apresentação da candidatura, bem como o legado que o evento irá deixar com a organização deste evento. Estamos todos de Parabéns, o Desporto Universitário em Portugal está de Parabéns!

Gostaria de felicitar e agradecer todos os que estiveram envolvidos na preparação e apresentação desta candidatura destacando as entidades locais – Associação Académica de Coimbra, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra - bem como ao Governo Português, destacando o envolvimento imprescindível da Secretário de Estado do Desporto e Juventude, e os principais organismos desportivos nacionais e federações desportivas de todas as modalidades que integram o projeto, que a apoiaram, desde o início, esta candidatura.

Ainda a nível académico, agradecer o apoio que as demais associações académicas e instituições de ensino superior demonstraram à candidatura de Coimbra, fazendo notar que este foi e é um projeto nacional.

Este envolvimento das instituições foi, porventura, o trunfo mais forte da candidatura e certamente que, assim, estarão reunidas as condições para Portugal organizar um dos maiores eventos desportivos que o país terá oportunidade de acolherer nos próximos anos.

Depois de receber hoje o prémio de Federação Mais Ativa da Europa, estou certa de que todos juntos vamos continuar a manter bastante ativo o Desporto Universitário Português.

Obrigada a todos!

Filipa Godinho

e-max.it: your social media marketing partner

Apoios institucionais

      
IPDJ
                    

Patrocionador Principal

Jogos Santa Casa

Parceiros

EM VIAGEM
VISIT PORTUGAL

Membro

EUSA
COP
CPP
CDP
CNJ
FADU

 

Aveiro

Avenida Santa Joana, nº 67 e 69

3810-329, Aveiro

tel: (+351) 234 421 125

 

Lisboa

Avenida Professor Egas Moniz

Estádio Universitário de Lisboa, Pavilhão nº1

1600-190, Lisboa

tel: (+351) 217 818 160

 

e.mail: fadu@fadu.pt

 

 

Newsletters

Social

           

ptenfr

FADU - Todos os Direitos Reservados © 2015
Desenvolvido por Drop Agency

Este website utiliza cookies que permitem melhorar a sua navegação. Ao continuar a navegar, está a concordar com a sua utilização. O que são Cookies?